Cerrado Basquete jogará o NBB? Entenda

Cerrado Basquete jogará o NBB? Entenda

1
315
0
segunda-feira, 31 agosto 2020
NBB

Na última terça-feira (24), Oo Cerrado Basquete anunciou em suas redes sociais que está próximo de participar da próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Por certo, tudo que cabia a equipe foi posto, falta então, a confirmação por parte da Liga Nacional de Basquete. A confirmação ou não deverá deverá vir amanha na reunião do conselho da Liga. O presidente, Dimitri Rodrigues, conversou conosco da Rádio Poliesportiva sobre o planejamento, a participação e o futuro da equipe.

Por Yuri Murta, Rio de Janeiro-RJ

O Cerrado Basquete é mais uma equipe a anunciar que está próxima de participar da competição. Por certo, são detalhes que separam a mesma de uma confirmação. Contudo, esta deve sair nos próximos dias, uma vez que, a NBB havia dado o prazo de confirmação até esta segunda-feira (31). Segundo apurado, amanha deverá ocorre um reunião do conselho da LNB, onde, será definido se o time jogará ou não na elite do basquete brasileiro.

Faltando pouco para oficializar sua estreia no Novo Basquete Brasil (NBB), o presidente do Cerrado Basquete concedeu entrevista exclusiva à Radio Poliesportiva. Dimitri Rodrigues contou ao portal que, apesar das consequências financeiras causadas pela pandemia de Covid-19, tem o Banco de Brasília (BRB) como patrocinador máster. Além disso, o time possui mais um patrocínio, a Green Ambiental. Acompanhe na sequencia a história da equipe e a entrevista feita.

HISTÓRIA DO CERRADO BASQUETE

O Cerrado Basquete foi criado em 2016 por Dimitri Rodrigues e Felipe Bretas, a fim de devolver ao esporte tudo que ele proporcionou na vida de ambos. Logo no seu primeiro ano, a equipe terminou na terceira colocação da Braba, a Brasília Basquete, campeonato do Distrito Federal da modalidade. Com isso, assegurou a vaga para o a Copa Brasil Centro-Oeste  do ano seguinte.

O ano de 2017, inegavelmente, foi o ano mais vitorioso da equipe. Os três títulos da história do clube no basquete masculino foram conquistados neste ano. Foram eles: a Braba, a Copa Brasil Centro-Oeste e a Liga de Verão da Braba. O primeiro destes títulos inclusive foi conquistado de forma invicta. Uma campanha espetacular de 100% de aproveitamento em 12 partidas disputadas.

Como resultado da conquista da Copa Brasil Centro Oeste, o time conseguiu vaga para a Supercopa Brasil de Basquete Masculino de 2017. O torneio equivalia a terceira divisão do basquete nacional. De fato, o bom ano seguiu também neste torneio e a equipe apesar de ter sido vice-campeã conseguiu o principal objetivo, a vaga na Liga Ouro 2018.

O Cerrado Basquete disputou a Liga Ouro 2018, no entanto, a campanha foi ruim e o time acabou na última colocação do torneio.A Liga Ouro 2019 foi de evolução para a equipe. Nela o Cerrado Basquete terminou na quinta colocação conseguindo ir ao playoffs, todavia, caiu para a grande campeã, Unifacisa.

Logo após a competição, o NBB abriu a possibilidade de que novas equipes disputem a elite do basquete, dentre elas estava o Cerrado Basquete. No entanto, o projeto acabou não seguindo e o time permaneceu na segunda divisão nacional. A equipe, então, iria jogar o Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete Masculino, atual novo formato da segunda divisão de basquete.

ENTREVISTA COM DIMITRI RODRIGUES

Antes da entrevista é preciso dizer que Dimitri Rodrigues é um dos responsáveis pela fundação do Cerrado Basquete. Ele acompanhou todo o processo de construção do time e sonha em ver um time cada vez mais forte.

PLANEJAMENTO

Como vem sendo montado o projeto para a participação do Cerrado Basquete no NBB 2020/2021?

O projeto foi planejado em setembro do ano passado. Já em outubro fechamos patrocínio com o BRB em duas etapas. Dessa maneira, a primeira será para jogarmos o Campeonato Brasileiro e, por fim, segunda fase seria relacionado ao NBB. Então, após o cancelamento do brasileiro, partimos para execução com tratativas com nosso patrocinador máster, o BRB, e o com nosso segundo patrocinador, Green Ambiental.”

Financeiramente, qual é a atual situação do clube e como está sendo feita a viabilização de recursos para o planejamento da equipe?

Já conseguimos atingir os níveis financeiros exigidos pela Liga Nacional de Basquete. Além disso, após o anúncio da nossa participação, iremos buscar outros complementos.”

O Cerrado Basquete possui planos de sócio-torcedor. Dessa forma, atualmente, quantos sócios o clube possui? Como isso vem ajudando o Cerrado?

Nosso plano de sócio-torcedor foi altamente impactado pela pandemia. Não saberia lhe dizer quantos sócios temos atualmente.”

NOVO BASQUETE BRASIL

O que falta para o projeto NBB ser viabilizado? Além disso, quais são os riscos para não conseguir a confirmação atualmente?

Somente a negociação do direito associativo com a Liga. Nós já encaminhamos todas as garantias para LNB desde o início do mês de agosto. Não consigo mensurar os riscos, para nós dará tudo certo.”

FUTURO DO PROJETO E A IMPORTANCIA PARA O ESTADO

Qual o planejamento para o futuro do basquete do Cerrado?

O melhor possível. Jogarmos o NBB, participarmos das competições de base, ampliarmos nosso projeto dos núcleos sociais e, por fim, jogarmos a Liga Nacional Feminina (LBF) também. Em um médio prazo, construirmos a sede do nosso clube e, a longo prazo, sermos o maior clube esportivo do Centro-oeste brasileiro.”


Foto destaque: Reprodução/Esportes Brasília

Yuri Murta

Yuri Murta

Estudante de jornalismo e geografia, apaixonado por esportes no geral e por tudo que o cerca. Isso define quem é Yuri Lima Murta. O amor principalmente pelo basquete e futebol vem desde pequeno e o g[...]

32 posts | 0 comments

Comments are closed.