Campeonato Brasileiro de Basquete retorna em 2021 com 12 equipes

Campeonato Brasileiro de Basquete retorna em 2021 com 12 equipes

Like
233
0
segunda-feira, 09 novembro 2020
Campeonato Brasileiro

Depois de sua edição de 2020 ser cancelada, o Campeonato Brasileiro de Basquete retorna no ano que vem. Assim, o torneio já tem data de início: 13 de fevereiro. Entre os 12 times participantes confirmados, três equipes já venceram o torneio: Botafogo (1963), Vila Nova (1973) e União Corinthians (1994). Ademais, já trouxemos para a coluna Garrafão Verde-amarelo a história do triunfo do Vila a partir da visão do heptacampeão brasileiro Fausto Giannecchini.

Por Danyela Freitas, Goiânia-GO

Em suma, a temporada passada não ocorreu por conta da pandemia de Covid-19. Dessa maneira, agora, conta com novidades quanto aos participantes. Logo, a competição tem representantes do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, totalizando seis Estados. Com isso, o Campeonato Brasileiro terá três regiões do país na disputa: Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Portanto, Joinville Basquete, Black Star, Brusque Basquete e Blumenau representam Santa Catarina. Do Paraná, temos ADRM Maringá, Londrina Basketball e o NBPG Ponta Grossa, atual campeão do Brasileiro. Alem disso, ainda no Sul, o gaúcho confirmado é o União Corinthians, que volta ao basquete profissional. Indo para o Centro-Oeste, Vila Nova e Vultures Anápolis levam a bandeira do Estado de Goiás. Por fim, enquanto o Basket Osasco é a única equipe paulista, o Botafogo é a única carioca.

Modo de disputa do Campeonato Brasileiro 

Na primeira fase, as 12 equipes se enfrentam, em turno e returno, em suas respectivas Conferências, que podem ser duas: Gerson Victalino ou Hélio Rubens. Posteriormente, os dois melhores de cada grupo avançam direto para as quartas de final. Por outro lado, os outros times disputam a segunda fase, fazendo um jogo único, cruzando as Conferências, para definir os outros quatro times das quartas de final, que serão em melhor de três partidas. Em seguida, os quatro classificados farão o Final Four, em sede única, para definir o campeão do torneio. Ademais, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) prometeu mais detalhes proximamente.

Foto destaque: Divulgação/CBB

Danyela Freitas

Danyela Freitas

Sou goianiense, graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG), pós-graduada em Jornalismo Esportivo pela Estácio-SP e tenho três grandes paixões: a escrita, a leitura e o esporte (n[...]

122 posts | 0 comments

Comments are closed.