O campeonato brasileiro de futebol feminino tem um novo campeão! O Santos que liderou o grupo 2 da primeira fase e eliminou Audax (SP) e Iranduba (AM) nas fases de mata-matas, venceu os dois jogos das finais diante do Corinthians e faturou pela primeira vez em sua história o título nacional. Agora ambas as equipes voltam as suas atenções para o Campeonato Paulista e a Copa Libertadores da América.
O Santos entrou em campo na noite de ontem (20) na Arena Barueri com uma importante vantagem conquistada na Vila Belmiro após vencer por 2 a 0, diante de quase 14 mil pessoas. Este placar obrigou as jogadoras do Corinthians/Audax partirem para o ataque, porém as comandadas do técnico Arthur Elias não conseguiram aproveitar as chances criadas e quase sempre esbarravam na forte marcação das sereias santistas.
Absolutas na partida, o Santos administrava bem a posse de bola e jogava nos contra-ataques. Tanto que um deles acabou dando certo antes mesmo da metade do primeiro tempo, quando aos 16 minutos a artilheira Sole James aproveitou ótimo cruzamento feito na medida por Maria, para cabecear firme, sem chances para a goleira Lele do Corinthians.
Com um sonoro 3 a 0 no placar agregado as mosqueteiras do timão só ficariam com o título se fizessem 4 gols, algo que se tornou muito complicado graças a excelente postura tática apresentada pelas santistas comandadas por Caio Couto.
A segunda etapa da partida não apresentou mudanças em relação à postura das duas equipes. Enquanto o Santos aproveitava os constantes erros de passes das corintianas, provocado pelo nervosismo do placar adverso, o timão explorava as bolas alçadas na área, mas sem levar tanto perigo a goleira Dani da equipe do Santos.
Logo aos sete minutos a argentina Sole Jaimes quase conseguiu ampliar o placar ao chutar forte de fora da área obrigando Lele a fazer bela defesa. Por estar adiantada em sua meta, a camisa 12 do timão por pouco não foi surpreendida duas vezes em chutes por cobertura.
Aos 28 minutos as jogadoras corintianas reclamaram com a arbitragem. Após cobrança de escanteio a zagueira Mimi cabeceou e a goleira Dani fez a defesa em cima da linha, porém as atletas do timão pediram gol, não marcado pela árbitra Edna Alves Batista.
Ambos os técnicos fizeram as três substituições às quais tem direito e todas no segundo tempo. Pelos lados do Corinthians, Arthur Elias colocou Yasmin, Alanna e Paulinha nos lugares de Pardal, Ana Vitória e Amanda Brunner respectivamente. Já Caio Couto sacou Brena, Patrícia Sochor e Ketlen para mandar a campo Cida, Tayla e Giovana.
Depois de apresentarem supremacia em ambas as partidas da final, restou às sereias da Vila apenas esperar o apito da árbitra decretando o 1 a 0, para comemorarem o primeiro título brasileiro na história do futebol feminino santista. De quebra, a argentina Sole James fechou o campeonato como artilheira isolada com 18 gols marcados.
Confira abaixo as entrevistas feitas pelos repórteres Rafael Regis e Natália Santana com as jogadoras de Corinthians e Santos após a partida na Arena Barueri.
Campeonato Brasileiro Feminino – Série A1 – FINAL (2º Jogo)
Arena Barueri, Barueri, SP
Data: Quinta-Feira, 20 de julho de 2017 – 18h00
Árbitra: Rodrigo D’Alonso Ferreira – CBF (SC)
Árbitra assistente 01: Helton Nunes – CBF (SC)
Árbitra assistente 02: Eder Alexandre – CBF (SC)
Quarta árbitra: Adriano de Assis Miranda – CBF (SP)
Cartões Amarelos
Corinthians: Gabi Nunes
Santos: Katiucia, Dany Silva, Brena
Gol: Sole James (SAN) aos 16 minutos do 1º tempo.
CORINTHIANS: Lelê; Fabi Simões, Pardal (Yasmin), Mimi e Juci; Ana Vitória (Alanna), Grazi, Amanda Brunner (Paulinha) e Gabi Nunes; Byanca Brasil e Nenê.
Técnico: Arhtur Elias
SANTOS: Dani; Katiucia, Karol Arruda, Camila e Dany Silva; Maria, Brena (Cida) e Maurine; Patrícia Sochor (Tayla), Sole Jaimes e Kleten (Giovana)
Técnico: Caio Couto
Redator da matéria: Rafael Régis, de São Paulo.
Abaixo, todas as entrevistas produzidas por nossa equipe. Reportagens de Natália Santana e Rafael Régis.
Erikinha (Santos)
Maria (Santos)
Sole James (Santos)
Patricia Sochor (Santos)
Maurine (Santos)
Calan (Santos)
Renan Couto (Técnico do Santos)
Glaucio ( Preparador Físico do Santos)
Rubinho (Supervisor de futebol feminino do Santos)
Marco Aurélio Cunha (Coordenador do futebol feminino da CBF)
Reportagens: Natália Santana e Rafael Régis, de Barueri, SP.
Edição: Paulo Arnaldo, de São Paulo