Campeã mundial em 1994 fala sobre Magic Paula na gestão da CBB: “fundamental!”

Campeã mundial em 1994 fala sobre Magic Paula na gestão da CBB: “fundamental!”

1
229
0
sexta-feira, 09 abril 2021
Basquete

Em entrevista exclusiva à Rádio Poliesportiva, a campeã mundial de basquete em 1994, Helen Luz, falou sobre a importância da ex-companheira de clubes e Seleção Brasileira, Magic Paula, na gestão da CBB (Confederação Brasileira de Basquete). A ex-armadora vê como fundamental uma atleta nesse tamanho gerir o esporte, principalmente para o crescimento do feminino.

Por: Eric Filardi, de São Paulo-SP.

Primeiramente, Helen Cristina Santos Luz é uma ex-jogadora brasileira de basquete que atuava na posição de armadora. Dessa forma, fez parte da Seleção Brasileira que conquistou o Mundial em 1994, na Austrália, ao lado de grandes nomes como Hortência, PaulaJaneth, entre outras. Ainda no infanto, teve a oportunidade de treinar com Magic em Piracicaba. Posteriormente, no adulto, jogou com ela em Campinas:

“Foi meu primeiro contato com ela. Já admirava, ela sempre foi uma referência para mim, até porque a gente jogava na mesma posição, armadora, então sempre tive a Paula como referência. Aí vai criando mais amizade, sobe para o time adulto, porque mesmo muito nova, no infanto, já treinava no adulto. Depois a gente acabou indo para Campinas. Nessa ocasião eu já estava no adulto e a Paula sempre me ajudou muito, tanto fora das quadras e quanto dentro”.

Leia também

A importância de Magic Paula na CBB

Com toda a vivência com a nova Vice-Presidente da CBB, tanto pessoal quanto profissionalmente, a campeã mundial, Helen Luz, bradou sobre a importância de um nome como o de Magic Paula na gestão da entidade máxima do basquete brasileiro:

“É fundamental a presença da Paula na CBB! Eu sempre comentava com as minhas ex-companheiras de seleção que era um desperdício uma Hortência, Paula, Janeth, fora de uma CBB ou de qualquer setor ligado basquete femenino. Se perde muito da experiência, do profissionalismo, desta bagagem fora de quadra também. A entrada da Paula é fundamental para a modalidade, acho que dá mais credibilidade para o basquete feminino”.

Um desperdício uma Hortência, Paula, Janeth, fora de uma CBB ou de qualquer setor ligado basquete femenino” – Helen Luz

Sobre o potencial de uma das maiores atletas que o Brasil viu no basquete, Helen não poupou elogios a ex-atleta, pelo contrário, exaltou as qualidade de Paula e o quão importante seu trabalho pode ser para o futuro da modalidade:

“A Paula já mostrou isso dentro e fora da quadra também. Ser um exemplo de gestora. Todos os seus trabalhos foram de muito sucesso e acredito que com a CBB, agora, ela tendo essa força e esse apoio para poder trabalhar, só vai acrescentar, ajudar a desenvolver ainda mais a modalidade. O feminino tem mais dificuldade pela frente que o masculino, em termos internacionais. É tudo mais difícil para as mulheres e acho que com a Paula a gente pode dar um passo grande rumo aos objetivos que, com certeza, ela vai ter, junto ao presidente e todas as outras pessoas que trabalham na CBB”.

Por fim, a campeã mundial Helen Luz comentou sobre o trabalho de Magic de trazer ex-jogadoras para cargos administrativos do cenário do basquete. Assim, a experiência de quadra e o amor pelo esporte podem fazer com a modalidade siga crescendo:

“Espero toda expertise da Paula, que foi como jogadora e é como gestora, porque já demonstrou isso no seus projetos particulares com esporte. Tenho certeza que com a Seleção não vai ser diferente. O mais legal, que ela comentou comigo, é que ela quer trazer essas ex-jogadoras, que hoje são estudadas, com faculdade ou suas especialidades voltadas para o esporte, para agregar na CBB. Então, acho que isso é legal da parte dela e tenho certeza que ela vai ser um sucesso nessa área”.

Foto destaque: Arquivo Pessoal

Eric Filardi

Eric Filardi

Quando pequeno quis ser jogador. O sonho de criança passou. Uma vida nova me cativa. Bem-vindo a rádio de todos os esportes. Bem-vindo a Rádio Poliesportiva. Sou Eric Filardi, paulistano de 27 anos[...]

238 posts | 0 comments

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1izZLGz7it19teR839S0enlfi2W1drJQlmkiw4YDks2w/edit#gid=0

Comments are closed.