Bruno Baptista prevê prova mais difícil para ex-pilotos de F1 e de Corolla por causa do regulamento de equiparação

Bruno Baptista prevê prova mais difícil para ex-pilotos de F1 e de Corolla por causa do regulamento de equiparação

Like
57
0
sexta-feira, 11 setembro 2020
Automobilismo

A princípio, a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car 2020, que será realizada com duas provas seguidas, neste domingo (13/09), a partir das 12h30, em Londrina (PR), deve quebrar duas invencibilidades, ao mesmo tempo, na atual temporada: a dos novos carros Toyota Corolla e a dos três ex-pilotos da Fórmula 1 na categoria, que venceram, até agora, as quatro provas realizadas.

Por: Redação Poliesportiva, São Paulo/SP

Antes de mais nada, não haverá presença de público e os presentes deverão seguir rígido protocolo de segurança sanitária. Dessa forma, as corridas no autódromo terão transmissão ao vivo, da SportTV2.

Antecipadamente, o Toyota Corolla ganhou as duas provas da 1ª etapa, em Goiânia. Onde na primeira foi com o ex-piloto de F-1, o paranaense Ricardo Zonta, de 44 anos. E na segunda, com o paulista Rubens Barrichello, de 48 anos. Visto que, o último, até hoje, é o piloto com o recorde de maior número de participações nos 70 anos de história da principal categoria do automobilismo mundial.

Além disso, o Corolla também venceu o Chevrolet Cruze na terceira corrida. Dessa maneira, esta era válida pela 2ª etapa do campeonato, em Interlagos. Assim, a vitória se deu com o brasiliense Nélson Piquet Júnior, atualmente com 35 anos. Posteriormente, este ainda faturou a Corrida do Milhão, 3ª etapa, também em Interlagos, com a segunda vitória de Zonta.

A PERSPECTIVA DE BRUNO BAPTISTA

Manter qualquer uma dessas duas invencibilidades em Londrina vai ser muito difícil, conforme revela o jovem piloto Bruno Baptista, de apenas 23 anos.  O mesmo também corre de Toyota Corolla e ocupa atualmente o 11º lugar do campeonato.

“No automobilismo tudo pode acontecer. Todavia, é certo que os oito pilotos que competem com o Corolla terão o desempenho um pouco prejudicado porque o carro recebe os pacotes técnicos de equalização entre as marcas quando passa a ter mais de 30 pontos de vantagem sobre o concorrente no Ranking de marcas. Na somatória de todos os pontos obtidos, levando-se em conta os dois melhores carros de cada marca, em cada prova, o Toyota Corolla traz 201 pontos contra 151 do Chevrolet Cruze. Assim, o meu Corolla, como os demais, terão posicionamento de asa traseira e spoiler dianteiro com menos pressão aerodinâmica do que os do Cruze e maior diferença de altura mínima do solo”, explica Bruno Baptista, piloto da equipe Toyota RCM Racing. Atualmente apoiada pelas empresas Webmotors, HERO, Pro Automotive, Loctite e NGK do Brasil.

A ESPERANÇA DO PILOTO

Aliás, se já vai ser difícil qualquer competidor de Toyota vencer os de Cruze, sem dúvida será pior ainda para os três ex-pilotos de Fórmula 1 repetir a dose de vitória nas duas corridas de Londrina. Conforme adianta Bruno Baptista:

“Os cinco pilotos melhor classificados no campeonato recebem o lastro de sucesso para utilização na corrida. Assim, o líder Zonta, com 82 pontos, vai ter peso extra de 30 kg no seu Toyota. O Barrichello, terceiro com 71 pontos, 20 kg a mais. E o Piquet, quinto com 50 pontos, 10 kg. Os pilotos Cesar Ramos, segundo colocado com 78 pontos, leva 25 kg no seu Chevrolet Cruze. Já Ricardo Maurício, quarto com 64 pontos, terá 15 kg de lastro”

Mesmo que Bruno esteja ciente das maiores dificuldades que enfrentarão os pilotos de Toyota Corolla, não esconde a sua esperança em ter uma boa atuação na pista da importante cidade paranaense. Afinal, foi nela no ano passado, onde conseguiu o seu primeiro pódio na Stock Car.

“Larguei no 25º lugar do grid da segunda prova, passei muitos carros e cheguei em segundo praticamente colado no carro do vencedor Ricardo Maurício”, relembra o piloto.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA: 

Sexta-feira, 11 de setembro
9h00 – 9h15 – shakedown Stock Light
10h10 – 11h20 – treino livre 1 – Stock Light
11h35 – 11h50 – shakedown – Stock Car
13h00 – 14h10 – treino livre 1 – Stock Car
14h55 – 16h10 – treino livre 2 – Stock Light

Sábado, 12 de setembro
8h00 – 9h10 – treino livre 2 – Stock Car
9h25 – 10h35 – treino livre 3 – Stock Light
11h15 – 11h50 – classificação – Stock Car
13h00 – 13h25 – classificação – Stock Light
15h30 – corrida 1 – Stock Light

Domingo, 13 de setembro
9h00 – corrida 2 – Stock Light
12h30 – corrida 1 – Stock Car
13h25 – corrida 2 – Stock Car

Foto Destaque: Divulgação/Carsten Horst

Comments are closed.