Breno Pinheiro, técnico do Vila Nova AEGB Basquete, relembra carreira e mira Campeonato Goiano

Breno Pinheiro, técnico do Vila Nova AEGB Basquete, relembra carreira e mira Campeonato Goiano

Like
325
0
sábado, 14 novembro 2020
Campeonato Brasileiro

Na última quinta-feira (12), o técnico do Vila Nova AEGB Basquete, Breno Pinheiro, foi recebido no Esportes em Cena, da TV Metrópole, de Goiânia. O programa apresentado por Luiz Berquó, um dos mais fortes nomes da história do basquete goiano, trouxe como tema principal a volta da modalidade no Vila. Em síntese, o tradicional clube retorna às competições no próximo dia 20 pelo Campeonato Goiano de Basquete.

Por Danyela Freitas, Goiânia-GO

Primeiramente, Breno relembrou a carreira de jogador. Em suma, ele é filho de Jomar Macedo, também ex-jogador, que fez história no Jóquei Clube nas décadas de 1970 e 1980. Além disso, é irmão de Diego Pinheiro, técnico e gestor na Associação Esportiva Goiana de Basquetebol (AEGB).

Aqui em Goiânia tinha um programa de escolinhas, onde hoje é o Centro de Excelência do Esporte, comecei lá. Em seguida, fui para o Jóquei e fiquei até meus 14, 15 anos. Depois rumei para o Paulistano. De lá, passei pelo Franca, Angra dos Reis, depois voltei para São Paulo. Joguei no Suzano, Mogi das Cruzes, Matão. Fui rondando: joguei em Rio Grande do Sul, Brasília, em Goiânia também, pela equipe da Universo. Nós que abrimos as portas para a Universo montar a estrutura. Na época, jogamos uma Supercopa com o Goiás/Ajax e classificamos o time para o Campeonato Brasileiro. Posteriormente, tive uma lesão, vi que minha carreira não iria mais para frente e resolvi começar fora das quadras. Comecei no Jaó, desenvolvendo um trabalho com amigos. Fui pegando o gosto de estudar o basquete. O basquete dentro da quadra é totalmente diferente. […] Agora, fora das quatro linhas, eu e o Diego [Pinheiro] alinhamos nossas ideias. E o momento casou com a oportunidade que a AEGB nos deu”, comemorou Breno.

Vila Nova AEGB se prepara para o Campeonato Goiano

Posteriormente, Breno Pinheiro, treinador do Vila Nova, comentou a respeito da volta da equipe de basquete do Colorado. Além disso, o Vila Nova AEGB irá disputar o Campeonato Goiano de Basquete com 18 jogadores, todos eles nascidos em Goiânia. Dessa maneira, mostra que a instituição valoriza e apoia os atletas locais.

No ano passado, o Ricardo Oliveira, presidente da AEGB, me procurou e me apresentou o projeto. Achei muito interessante e resolvi aceitar. […] Hoje, todos os nossos jogadores são de Goiânia. Começamos em setembro uma programação para trazer o pessoal da cidade para dentro do projeto. Eu abri espaço para que todos os atletas do Estado de Goiás viessem treinar no Vila Nova. Ao todo, estamos com 18 atletas, com uma média de 22 anos. Os meninos estão respondendo, estão se esforçando. A gente sabe que o esporte aqui é amador. Eles trabalham, têm a vida deles durante o dia, e aí nós treinamos à noite no Ginásio da Universo. Além disso, fizemos uma parceria com a Secretaria de Educação e, assim, também temos alguns horários no Lyceu de Goiânia durante a semana. Dessa forma, vamos jogar o Goianão com uma equipe 100% goiana. Vai ser uma preparação para o Campeonato Brasileiro, que é o torneio de acesso para o NBB”, disse o comandante do Colorado.

Agenda do Vila Nova AEGB

Os próximos compromissos da equipe são pelo Goianão. No primeiro quadrangular, estreia no dia 20 contra o Retorno Basquete Goiás, às 20h. Depois, enfrenta o Goiânia, no dia 21, às 15h, e, por fim, encara o Vultures Anápolis no dia 22, às 11h (todos em horário de Brasília). Em síntese, todas as partidas deste quadrangular serão na cidade de Anápolis, interior de Goiás.

Foto destaque: Divulgação/Breno Pinheiro

Danyela Freitas

Danyela Freitas

Sou goianiense, graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG), pós-graduada em Jornalismo Esportivo pela Estácio-SP e tenho três grandes paixões: a escrita, a leitura e o esporte (n[...]

122 posts | 0 comments

Comments are closed.