Brasil contará com Seleção Sub-15 de skate

Brasil contará com Seleção Sub-15 de skate

1
182
0
quinta-feira, 27 agosto 2020
Skate

Com a recente visibilidade do skate por conta das Olimpíadas, a Confederação Brasileira de Skate resolveu investir nas categorias de base do esporte.

Por: Natan Alves, Pindamonhangaba-SP

Pensando no futuro do esporte, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) criará uma categoria juvenil: Seleção Sub-15. Enquanto já havia seleção brasileira principal de skate street e park, a confederação resolveu estender esse projeto para melhor formar os atletas. Assim, segundo a confederação, serão vagas 16 vagas, oito para o estilo street e mais oito para o park. Sendo quatro atletas homens e quatro mulheres para cada estilo.

A iniciativa surge em um momento de ascensão do esporte, após a sua entrada no programa olímpico. Anteriormente só havia este tipo de suporte ao time principal do Brasil. Mas após articulação entre a CBSk e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), esse projeto pôde ser feito. A princípio, tudo funcionará como é para os skatistas mais velhos, com suporte médico, psicológico e fisiológico para os atletas em formação. Com o fim de acompanhar o atleta desde sua iniciação competitiva até a sua entrada no cenário do skate mundial.

“Essa iniciativa reafirma nosso trabalho de estruturação do skate brasileiro. Abre uma frente fundamental para o desenvolvimento da vertente esportiva do skate”. contou Eduardo Musa, presidente da CBSk (Confederação Brasileira de Skate).

Através do site da CBSk, foram descritos os profissionais que trabalharam com essas categorias de base. Assim, cada modalidade contará com um consultor técnico. Para o skate street, o responsável será Fábio Castilho, skatista profissional e árbitro da CBSk. Enquanto no park a função ficará a cargo de Allan Mesquita, também skatista e árbitro da confederação. Então, estes nomes serão referências para o novo programa que virá em prol do amadurecimento da modalidade.

Rayssa Leal é um dos fortes nomes para a categoria

Contudo, ainda está em aberto quando será a primeira convocação dos atletas. A lista deve contar com nomes como o de Rayssa Leal, figura em ascensão no skate street. Com apenas 11 anos de idade, Rayssa fez história ganhando uma edição do campeonato da Street League em 2019. Desta maneira, a brasileira foi à atleta mais jovem a conseguir uma vitória nesta competição.

Foto destaque: Divulgação/ Site CBSk

Avatar

Natan Alves

6 posts | 0 comments

Comments are closed.