O Brasil manteve sua tradição no Judô mundial, e fez bonito nas lutas que foram travadas na cidade de Budapeste, capital da Hungria. Nas disputas do campeonato mundial da modalidade, os brasileiros que chegaram às finais, venceram Polônia, Canadá e Rússia. Nas outras finais disputadas, os judocas brasileiros perderam para o Japão, França e Coreia do Sul. No total, os brasileiros conquistaram cinco medalhas, sendo quatro delas na categoria individual e uma na disputa por equipes. Os resultados obtidos pelos judocas deixaram a equipe brasileira na 4 colocação na classificação geral da competição.
Dos triunfos obtidos pelos brasileiros, a medalha de prata obtida pela Seleção Brasileira de Judô na categoria equipe mista foi marcante. Essa divisão do Mundial de Judô foi disputada pela primeira vez na história da modalidade, e já está aprovada para os próximos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
Brasil conquistou a prata por equipes no Mundial de Judô. FOTO: Paulo Pinto – CBJ
Pela segunda vez, Mayra Aguiar conquista o Mundial de Judô na categoria meio pesado. FOTO: Paulo Pinto – CBJ
Nas disputas dessa categoria, os destaques brasileiros ficaram por conta de Rafaela Silva e Baby, que enfrentaram os favoritos japoneses, cotados para o título. Por conta disso, Baby e Rafaela foram derrotados nas finais e obtiveram a medalha de prata.
Mas os brasileiros conquistaram cinco medalhas em todas as disputas do Mundial de Budapeste. Além da prata obtida pela equipe mista, outros triunfos individuais marcaram a trajetória brasileira na competição. Na categoria feminino meio-pesado, que envolve judocas que pesem 78 kg, Mayra Aguiar superou duas japonesas nas semi e nas finais, e conquistou seu segundo título Mundial de Judô. Mayra superou a japonesa Mami Umeki, e interrompeu o domínio das judocas japonesas no Mundial de Judô. As nipônicas conquistaram três medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze na cidade de Budapeste.
O diretor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson opinou sobre o desempenho dos judocas brasileiros no Campeonato Mundial. ” No primeiro Mundial após a disputa da Olimpíada esse é um resultado muito bom. Melhora muito a autoestima da equipe, a autoconfiança, e o planejamento do trabalho que está sendo realizado. Ainda temos três anos pela frente, e temos todas as condições de melhorar nosso desempenho para a Olimpíada”; ressaltou Wilson
Foto de Capa : Paulo Pinto – Confederação Brasileira de Judô( CBJ)
Redator da Matéria: Ivan Marconato, de São Paulo
Jornalista profissional diplomado desde 1998, e pós graduado em Jornalismo esportivo e negócios do esporte. Atua em webrádio desde 2012. Já trabalhou em jornal de bairro, e por 10 anos na NET Serv[...]
311 posts | 3 comments