Bottas vence na Áustria e se aproxima dos líderes

Bottas vence na Áustria e se aproxima dos líderes

Like
1371
0
segunda-feira, 10 julho 2017
Fórmula 1

Nem Vettel, nem Hamilton. Quem deu o ar da graça em Spielberg, no GP da Áustria de Fórmula 1 da temporada 2017 foi o finlandês Valtteri Bottas. Conquistando sua segunda vitória na categoria, Bottas venceu cercado de polêmicas por sua largada extremamente eficiente e se aproximou dos líderes do campeonato, se transformando pelo menos no atual momento, num possível candidato ao título de 2017.

 

A corrida

A previsão do tempo falhou e a chuva prometida não veio. Mas isso não foi problema para que os vinte pilotos pudessem realizar uma boa corrida. Logo na largada, o momento mais polêmico da prova aconteceu. O pole position Valtteri Bottas largou extremamente bem, deixando para trás qualquer tipo de concorrência dos outros pilotos. Vettel reclamou de uma possível queima de largada do piloto da Mercedes, o que foi questionado a princípio pela comissão responsável, que por sua vez colocou o fato em investigação.

O restante do grid também teve mudanças significativas logo na largada. Verstappen largou mal, perdeu várias posições e foi tocado por Alonso que vinha desgovernado, já que também havia sido tocado por Kvyat antes da primeira curva. Fim de prova para o holandês e para o espanhol. Verstappen acumulou o quinto abandono na temporada em nove corridas, ficando muito para trás na classificação. A Williams, que fez uma péssima qualificação no sábado e foi obrigada a largar na penúltima fila com seus dois carros melhorou para a corrida, após atualizações no carro. Massa e Stroll largaram bem e logo nas primeiras voltas já figuravam entre os dez primeiros na zona dos pontos.

Na pista, Bottas seguiu na ponta com Vettel sempre próximo, porém sempre acompanhado de Daniel Ricciardo que com o carro da equipe da casa buscava a todo custo um bom resultado. Um pouco mais atrás, Raikkonen era pressionado por Hamilton, que após largar em oitavo devido a uma punição pela troca da caixa de câmbio já figurava em quinto, apertando o ferrarista.

No julgamento da largada de Bottas, ao menos para a comissão julgadora a manobra foi legal e refletiu numa capacidade extrema do finlandês em tempo de reação para dar a saída com seu carro. A FIA deu seu parecer após a corrida, explicando que pequenos movimentos são permitidos pelo fato de que os pilotos fazem ajustes naturais nas embreagens, o que de fato provocam pequenos deslocamentos nos bólidos.

Apesar de uma suspeita de queima de larga, Bottas se manteve na liderança de ponta à ponta. Foto/Publicação: Glenn Dunbar/LAT / Página do Facebook da FIA.

A prova seguiu em ritmo morno até o momento em que os pilotos começaram a sofrer com o desempenho dos pneus. Hamilton foi o primeiro a sofrer com as bolhas em seus compostos e deixou de ameaçar Ricciardo e Vettel após ter conquistado o quarto lugar de Raikkonen. Bottas no final da prova também começou a perder desempenho, permitindo a aproximação de Vettel que tinha mais carro naquele momento.

Com uma chegada apertada, Bottas manteve a concentração e a ponta da prova, vencendo sua segunda corrida na Fórmula 1 e se aproximando dos líderes Vettel e Hamilton, se transformando também num postulante ao título mundial de 2017. Vettel foi segundo e Ricciardo em prova consistente completou o pódio. Hamilton fez o que pode e cruzou em quarto, com Raikkonen em quinto. Grosjean fez ótima prova pela Haas e cruzou em sexto. Perez e Ocon foram sétimo e oitavo mantendo a boa fase da Force India. Massa e Stroll foram nono e décimo, completando a zona de pontuação. Palmer, Vandoorne, Hulkenberg, Wehrlein, Ericsson e Kvyat completaram os que finalizaram a prova. Sainz, Magnussen, Verstappen e Alonso não completaram a corrida.

Na largada, Bottas se manteve na liderança. Foto/Publicação: Glenn Dunbar/LAT / Página do Facebook da FIA. Foto/Publicação: Zak Mauger/LAT/ Página do Facebook da FIA.

Após a corrida da Áustria, Vettel lidera o certame com 171 pontos, contra 151 de Hamilton e 136 de Bottas. O próximo confronto entre os pilotos será realizado no berço da categoria, o GP da Grã-Bretanha sediado no mítico circuito de Silverstone. A prova acontece no próximo dia 16, com uma semana de distância da corrida anterior.

 

Boletim

Ouça em áudio tudo que aconteceu no GP da Áustria de Fórmula 1, boletim produzido por Danilo Dias:

 

Foto de capa: Página do Facebook da FIA.

 

Redator da matéria e boletim: Danilo Dias, de São Paulo.

 

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo, paulista, CEO da Poliesportiva, jornalista, apresentador e narrador esportivo. Conhecido no meio jornalístico como P.A., Paulo Arnaldo tem vasta experiência desde 2008 no jornalismo e[...]

555 posts | 2 comments

Menu Title