Bottas vence com tranquilidade a última corrida do ano em Abu Dhabi e Massa se despede da F-1 em décimo lugar

Bottas vence com tranquilidade a última corrida do ano em Abu Dhabi e Massa se despede da F-1 em décimo lugar

Like
981
0
domingo, 26 novembro 2017
Automobilismo

Valtteri Bottas venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi neste domingo, a última corrida da temporada de Fórmula 1, depois de largar na pole position e superar o colega da Mercedes e tetracampeão mundial Lewis Hamilton.

Com boa largada, os seis primeiros colocados do grid mantiveram suas posições ao longo das primeiras voltas. Todos os pilotos largaram com pneus ultra macios, exceto pelo sueco Marcus Ericsson, o neozelandês Brendon Hartley e o alemão Pascal Wehrlein, que começaram com super macios. Ainda na primeira volta, o mexicano Sérgio Perez e o alemão Nico Hulkengerg se enfrentaram e saíram da pista. Ambos continuaram na disputa sem problemas.

Largada do GP de Abu Dabi. Foto: Reprodução / Formula 1 / Página do Facebook

 

A vitória foi a terceira da carreira do piloto finlandês, que impediu Hamilton de conquistar a sua 10ª na temporada. Bottas comemorou muito o triunfo: “É realmente muito importante para mim. Nesta semana: fui pole e venci. Não poderia estar mais feliz”, disse o finlandês.

A superioridade da Mercedes tem sido uma verdadeira ofensa as outras escuderias e na corrida de hoje, talvez tenha sido a maior do ano. A corrida noturna, com a temperatura caindo, foi uma verdadeira dor de cabeça para a Ferrari, já que Sebastian Vettel ficou a 17 segundos de distância de Bottas. A diferença chegou a ser de 22 segundos durante a prova.

 

Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton na Mercedes conquistou a vitória no último GP do ano. Foto: FIA / Página do Facebook.

O finlandês Kimi Raikkonen contou com um problema na Red Bull de Daniel Ricciardo e fechou em quarto lugar. Max Verstappen terminou em quinto, apenas 0.8s atrás de Raikkonen. Nico Hülkenberg, que sofreu uma punição de 5s no começo, chegou em sexto com a Renault, seguido pela dupla da Force India, Sergio Pérez em sétimo e Esteban Ocon em oitavo. Fernando Alonso encerrou a parceria McLaren-Honda com o nono lugar, a terceira chegada consecutiva da equipe nos pontos.

Felipe Massa completou seu 269º GP marcando um ponto com a 10ª colocação e se despediu neste domingo da Fórmula-1. Ao longo de seus 16 anos na principal categoria do automobilismo, o brasileiro conquistou 11 vitórias. E, num reconhecimento por tudo o que fez na modalidade, Massa foi homenageado pelos companheiros após a prova em Abu Dhabi. Ainda dentro do carro, Massa fez um agradecimento à Williams por todo a parceria. Por sua vez, ouviu dos chefes da equipe que foi uma “honra” os três anos em que ele ficou no time.

Felipe Massa em seu último GP de Fórmula 1. Foto: MassaFelipe19 / Página do Facebook.

 

A F-1 volta oficialmente em 2018 no dia 25 de março com o GP da Austrália, o primeiro de 21 programados para a próxima temporada.

Classificação final da prova:

1 Valtteri Bottas – Mercedes

2 Lewis Hamilton – Mercedes

3 Sebastian Vettel – Ferrari

4 Kimi Raikkonen – Ferrari

5 Max Verstappen – Red Bull/Renault

6 Nico Hulkenberg – Renault

7 Sergio Perez – Force India/Mercedes

8 Esteban Ocon – Force India/Mercedes

9 Fernando Alonso – McLaren/Honda

10 Felipe Massa – Williams/Mercedes

11 Romain Grosjean – Haas/Ferrari

12 Stoffel Vandoorne – McLaren/Honda

13 Kevin Magnussen – Haas/Ferrari

14 Pascal Wehrlein – Sauber/Ferrari

15 Brendon Hartley – Toro Rosso/Renault

16 Pierre Gasly – Toro Rosso/Renault

17 Marcus Ericsson – Sauber/Ferrari

18 Lance Stroll – Williams/Mercedes

19 Carlos Sainz – Renault

20 Daniel Ricciardo – Red Bull/Renault

 

O pódio do último GP desse ano. Foto: Florent Gooden / DPPI / FIA / Página do Facebook

 

Foto em destaque: Florent Gooden / DPPI / FIA / Página do Facebook

 

Redator: Luiz Máximo Morelo, de São Paulo.

Luiz Máximo Moreno Morelo

Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]

350 posts | 0 comments

Menu Title