BFA suspende temporada por medidas de segurança

BFA suspende temporada por medidas de segurança

1
108
0
quarta-feira, 06 maio 2020
Futebol Americano

A BFA é a principal liga de futebol americano do Brasil e convocou uma coletiva de imprensa na última terça feira, 05. O anúncio oficial da suspensão foi feito pelo presidente, Marcelo Bruno. A medida foi tomada com a finalidade de proteger os jogadores da pandemia de Covid-19. O mesmo foi feito na SPFL.

Por: Victor Ferreira, São Paulo – SP

A decisão

A cúpula da liga afirmou estar atenta às notícias e novos decretos de saúde pública. Dessa maneira, a organização seguiu os passos do NBB. A liga também frisou a importância de preservar não só jogadores, como também funcionários envolvidos na realização das partidas. “Um jogo da BFA envolve muita gente, desde jogadores até vendedores ambulantes em estádios. O cenário atual no Brasil e no mundo exige medidas fortes para que possamos proteger a saúde de todas essas pessoas. Promover jogos de futebol americano, dentro da situação em que estamos vivendo, seria colocar em risco a saúde de todos os envolvidos.”, em comunicado através das redes sociais.

View this post on Instagram

Um jogo da BFA envolve muita gente, desde jogadores até vendedores ambulantes em estádios. O cenário atual no Brasil e no mundo exige medidas fortes para que possamos proteger a saúde de todas essas pessoas. Promover jogos de futebol americano, dentro da situação em que estamos vivendo, seria colocar em risco a saúde de todos os envolvidos. Por isso definimos, inicialmente, que o campeonato não começaria em julho, como havia sido programado. Para diminuir custos reduzimos, em um primeiro momento, a temporada regular das equipes da Elite, e todos passariam a disputar 4 jogos antes dos playoffs. Já em um passo seguinte, analisamos as possibilidades de execução da BFA: fase regular e playoffs regionais seguidos de fase nacional; cancelamento da fase nacional e encerramento com campeões regionais; disputa regionalizada com jogos dentro do estado seguidos de playoffs dentro da região; essas foram algumas opções elaboradas. Em paralelo, monitoramos a evolução do cenário em cada estado do Brasil, bem como acompanhamos a situação dos times durante esse período. Observamos que a questão financeira foi drasticamente afetada; tanto dos times, com a perda de patrocínios ou formas públicas de captação, como dos jogadores, com vários perdendo os seus empregos e fontes de renda. Pudemos perceber que, a cada dia que passa, o quadro se agrava e que não há previsão de melhora. Ninguém pode definir uma data para que as atividades voltem a acontecer normalmente. Por isso, considerando os decretos estaduais que prorrogam a quarentena constantemente e as decisões já tomadas em outros esportes, acreditamos que o ideal para a BFA seja suspender sua temporada de 2020 até que se possa fazer alguma previsão sobre o retorno das atividades. Desta maneira, a BFA pode ocorrer caso o cenário evolua em tempo hábil e com os times que considerarem possível participar da disputa. Caso haja tempo, a definição de modelo de disputa, grupos e calendários será realizada com os times que quiserem participar, sem punição àqueles que decidirem por não participar em 2020.

A post shared by Liga BFA (@ligabfaoficial) on

Previsão de retorno

A gestão da BFA segue monitorando a evolução do Covid-19 no Brasil, não descartando uma possível volta das atividades ainda em 2020. Ainda que fosse arriscado, a liga estuda aplicar um formato regional, para que os jogos possam ser realizados por região. Contudo, não haverá penalidades para as equipes que decidirem não jogar em 2020. Através das redes sociais, a decisão foi aplaudida pelos fãs, que prezam pela proteção da população em um momento conturbado.

Foto destaque: BFA divulgação

Victor Ferreira

Victor Ferreira

Jornalista, 21, apaixonado por esportes e que encontra inspiração nas histórias que esse universo proporciona. Escrevo sobre NFL desde 2016 e tenho como inspiração Antony Curti e Ray Lewis.

25 posts | 0 comments

Comments are closed.