Após a suspensão do Campeonato Brasileiro da CBB, por conta da pandemia, a Coruja cumpriu o período de quarentena e nesta semana confirmou presença na Divisão Especial do Paulista. O time disputará pela sexta vez seguida um dos campeonatos mais fortes do país. Assim, todos os jogos serão realizados sem a presença de público. Além disso, o Basket Osasco seguirá o protocolo elaborado pela UNIFESP.
Por: Redação Poliesportiva, São Paulo – SP
“Estamos vivendo um momento muito diferente e esperamos que tudo isso passe. Nós estamos respeitando e seguindo as regras para minimizar os riscos de contágio. Zelamos por todos os envolvidos, seja em quadra ou fora dela. Portanto, esperamos que seja um bom campeonato”, destacou João Ricardo Lourenço, técnico e diretor do projeto.
A Coruja retomou os treinos no ginásio. Assim, cumpriu todas as regras do protocolo conjunto elaborado pela Federação Paulista de Basquete, Vôlei, Futsal e Handebol.
O protocolo tem que garantir a segurança dos atletas e das suas famílias, das equipes técnicas, bem como de todos os colaboradores. Além de contribuir com as autoridades para a redução da transmissão do vírus e controle da pandemia.
Assim, o ginásio passou pelo processo de desinfecção. Logo, conta com recursos adequados, como termômetro digital, tapete para limpar solado de calçados e álcool gel. Além disso, atletas, comissão técnica e colaboradores fizeram testes. Os resultados deram negativo e novos exames serão realizados.
O secretário de Esporte, Recreação e Lazer de Osasco, Rodolfo Rodrigues Cara, visitou o elenco da nesta quinta-feira (3). Rodolfo fez questão de destacar como o projeto é importante para o município.
“O Basket Osasco é fundamental para a cidade. A modalidade, em geral, está entre as mais importantes do Brasil e do mundo. Ficamos muito felizes em ter um projeto como esse em nossa cidade. Torço e tenho certeza que chegaremos longe nesse Campeonato Paulista e em projetos futuros também”, afirmou.
Rodolfo ainda reforçou os cuidados que estão sendo tomados para a retomada do esporte com responsabilidade.
“Estamos trabalhando bastante em conjunto com a Secretaria de Saúde e outras secretarias da cidade. Assim, conseguiremos retomar os esportes em geral com cuidado. Inclusive, estamos transmitindo lives de aulas todos os dias na página da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer pelo Facebook. Esporte salva vidas, é saúde”, concluiu.
Pelo sistema de disputa do campeonato, desse modo, as equipes estão separadas em duas chaves e irão jogar em turno único na primeira fase. Assim, quatro equipes de cada grupo se classificam para formar dois na segunda fase. Logo, terão disputas sediadas em turno único e completo. Portanto, seguirão as duas primeiras equipes de cada chave, que jogarão última fase. A grande final acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro.
O Basket Osasco está na Chave B. Portanto, o clube terá como oponentes o Corinthians, São Paulo, Paulistano, Pinheiros e São José. Assim, a estreia será diante do Timão no dia 03/10, em Osasco. Já na Chave A estão: Sesi Franca, Mogi, Bauru, Liga Sorocabana de Basquete (LSB) e Unifa e São João da Boa Vista.
Contudo, o ginásio estará fechado para o público. Portanto, partida será ao vivo (assim como todos os jogos), pela TV FPB.
Fotos: Divulgação/Geraldo Gabriel