Ayrton Senna provou que havia pontos de ultrapassagem em Donington Park

Ayrton Senna provou que havia pontos de ultrapassagem em Donington Park

1
2229
0
quarta-feira, 07 outubro 2020
Fórmula 1

O GP da Europa realizado em 11 de Abril de 1993 foi uma grande vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1. Na época, muitas pessoas diziam que o circuito de Donington Park não tinha pontos de ultrapassagem. Entretanto, Ayrton Senna mostrou o contrário.

Por: Ana Bracarense, Uberaba, MG.

O GP foi a 3ª das 16 etapas de Fórmula 1. E foi a única vez em que o circuito recebeu uma prova da F1. Ayrton Senna conquistou a prova pela McLaren-Ford seguidos pelos pilotos Damon Hill e Alain Prost, ambos da Williams-Renault.

Em suma, essa corrida ficou famosa no Brasil por conta de 3 feitos do Ayrton Senna:

  1. Por realizar a melhor primeira volta da história da F1;
  2. Por largar em 4º lugar, chegou a cair para 5º, mas antes de acabar a primeira volta, Senna já estava na ponta. O tempo de volta foi de 1min18s029, sendo que foi de 1s3 mais rápido que Damon Hill. Ou seja, a 2ª volta mais veloz daquela corrida;
  3. Por cravar a volta mais rápida da prova passando por dentro do box, pois nessa época não havia limite de velocidade ao passar pelos boxes.

Uma outra curiosidade foi que nesse GP, Rubens Barrichello também fez uma grande primeira volta. Simplesmente, Rubinho ultrapassou 8 carros.

Fórmula 1 1993 - GP da Europa - Donington Park - Ayrton Senna

Foto Divulgação / McLaren

Definitivamente,  Senna deixou sua marca por ter realizado a melhor 1ª volta da história da Fórmula 1. O brasileiro que largou do 4º lugar ultrapassou os seguintes pilotos: Michael Schumacher (da equipe Benetton), Karl Wendlinger (da equipe Sauber), Alain Prost e Damon Hill (Williams). Dessa forma,  assumindo o 1º lugar. Assim, permaneceu na ponta, perdendo a liderança somente quando ele parou nos boxes, por duas ocasiões.

Confira também

A primeira vitória de Ayrton Senna no GP Brasil de Fórmula 1
GP do Japão em 1988: Ayrton Senna se sagrou Campeão pela McLaren
GP da Espanha em 1986: Senna venceu a prova por diferença de 0,014 segundos
Zanardi – da Fórmula 1 para handbike

Foto destaque: Reprodução / Norio Koike/Instituto Ayrton Senna

Ana Bracarense

20 posts | 0 comments

Comments are closed.