Australian Open 2020: Djokovic vence Thiem e conquista o toneio

Australian Open 2020: Djokovic vence Thiem e conquista o toneio

Like
143
0
domingo, 02 fevereiro 2020
Australian Open

Na final do Australian Open 2020, em uma partida equilibrada, Novak Djokovic, no entanto, virou sobre Dominic Thiem por 3 sets a 2, parciais de 6/4, 4/6, 2/6, 6/3 e 6/4, em 4h, e conquistou o torneio pela oitava vez. Entretanto, ele ainda volta a ser número 1 do mundo.

Por: Leandro Leite, de São Paulo, SP.

Entretanto a partida teve um momento dramático entre o segundo e o terceiro sets. O sérvio discutiu com o juiz de cadeira após levar duas advertências por estourar o limite de tempo para o saque. Contudo, ao longo desse período o sérvio se mostrou cabisbaixo, errático e sem potência no saque. Foi quando Thiem aproveitou e tomou as rédeas do confronto. A partir do quarto, no entanto, o sérvio voltou a ser competitivo, firme nas trocas de bola e no serviço, e conseguiu a virada.

Porém, após o Australian Open 2020, Djokovic supera Rafael Nadal no ranking da ATP e passa a liderar com 9.720 pontos contra 9.395 do espanhol. O austríaco, por sua vez, sobe do 5º para o 4º lugar.

O jogo

Contudo, no primeiro set Dominic sacava bem, fazia um grande esforço em todos os pontos, entretanto, Novak seguia melhor. O sérvio quebrou o serviço logo de cara para se colocar em posição confortável, em 3/0. Djoko baixou o nível no sétimo game e o adversário empatou o set em 4/4. No entanto, o sérvio voltou a pressionar nas devoluções e contou com uma dupla falta de Thiem para definir a parcial em 6/4.

Todavia, o segundo set teve o austríaco atuando com um bom saque e firme nas trocas de bola. Porém, com um toque a mais de agressividade. Ao mesmo tempo, o sérvio baixou o nível e vacilou em um game com duas duplas faltas para levar a quebra e ficar em 1/3. O sérvio, no entanto, seguiu incomodando e aproveitou os erros não forçados do rival para igualar em 4/4.

Entretanto, um game curioso mudou a história do jogo naquele momento. Djokovic tomou duas advertências por violação de tempo em seu saque. Disparou dupla falta, cometeu erros grotescos e levou uma nova quebra. O sérvio discutiu com o juiz de cadeira, disse que ele estava “ficando famoso”, em tom irônico. Thiem aproveitou e fechou o set em 6/4.

Porém, no set seguinte, porém, foi bem diferente. Desde a discussão com o juiz de cadeira, Djokovic baixou o ritmo, a intensidade, cometeu muitos erros. O sérvio, sempre forte mentalmente, sucumbiu. Thiem, à vontade, cresceu no jogo, e abriu 4/0, com duas quebras de vantagem. Daí para frente, o austríaco apenas administrou a vantagem diante de um apático adversário para fazer 6/2.

Djokovic conquista título do Australian Open 2020

No quarto set, porém, Djokovic voltou outro. No intervalo, foi ao vestiário e ficou por quatro minutos. Pareceu mais bem disposto. Voltou a sacar mais firme e melhorou nas trocas de bola com Thiem. Naquele momento, a partida seguia para um rumo imprevisível, com os dois tenistas sustentando os games, mas com o austríaco passando mais apertos. Até que Thiem errou demais. Duplas faltas e escolhas equivocadas o fizeram levar a quebra no oitavo game. Djokovic fez 5/3 e confirmou na sequência, sem sustos. Pouco vibrou. Manteve a frieza com o empate no jogo.

A vitória do quarto set fez com que número 1 do mundo jogasse como no início da partida. Aliado a um bom saque, o sérvio fazia todas as bolas voltarem para a quadra do austríaco, o forçando a jogar sempre no limite a cada ponto. Com isso, os erros foram aparecendo. Uma quebra no terceiro game e dois break points salvos no quarto o fizeram liderar em 3/1.

Porém, no 4/3, jogando sob pressão, o sérvio saiu de um 15/30 com dois saques espetaculares. No 30/30, encontrou um segundo serviço aberto, na linha, arriscado, para se colocar na frente. Thiem ainda confirmou seu serviço na sequência, e Nole sacou para o jogo em 5/4. Apesar da tensão, segurou bem nas trocas, esperou os erros do austríaco e fechou a partida com um erro na cruzada do rival.

Foto em destaque: Australian Open/ Divulgação

Leandro Leite

Leandro Leite

58 posts | 0 comments

Comments are closed.