Andy Murray e Luis Carlos Galindo chegam ao topo.

Andy Murray e Luis Carlos Galindo chegam ao topo.

Like
946
0
domingo, 13 novembro 2016
Tênis

Sem dúvida alguma, a grande notícia da última semana no mundo do tênis, foi o triunfo do britânico Andy Murray, agora no “Top of the World”! Pela primeira vez, Murray é o número 1 do Mundo, o melhor tenista da atualidade, segundo o ranking da ATP. Conquista justa, ainda que desagrade a muitos críticos, ele joga um tênis diferente dos demais, principalmente no que diz respeito à sua cadência de jogo.

Foto publicação: Peter Staples / ATP World Tour

Foto publicação: Peter Staples / ATP World Tour

Murray, às vezes, cansa o adversário, tal sua capacidade de devolver e esfriar a disputa, como se jogasse a responsabilidade para o outro lado da quadra. Bicampeão olímpico, vai se tornando um dos ícones do tênis mundial, deixando seu nome marcado na galeria dos grandes campeões. Está um pouco longe de ser uma lenda. Distante de Sampras, Federer, Borg, Wilander,… Porém, faz por merecer as conquistas e da forma que está embalado, será difícil tirar esse posto dele tão cedo.

Foto: Acervo pessoal

Foto: Acervo pessoal

 

Mas quem é Luis Carlos Galindo? Quem é esse tenista? Brasileiro, garoto de 15 anos, começou jogando tênis com apenas 7 anos de idade, onde na época, funcionava o aterro sanitário (lixão) de Várzea Paulista, próximo a Jundiaí, interior de São Paulo. Origem pobre, porém, com apoio de amigos e familiares, ele persiste e já começa a colher frutos de sua luta, conquistando títulos importantes, embora ainda de expressão local e regional.

Em torneio de tênis no interior de São Paulo, ele venceu com muito brilhantismo a etapa da Federação Paulista de Tênis. Luis Carlos tem a história igual a de muitos garotos e garotas que se aventuram a praticar um esporte no Brasil, especificamente o tênis, tido como esporte das elites.

Luís é apoiado pelo projeto “Valor do esporte”, sob responsabilidade dos abnegados e dedicados técnicos de tênis, Elton e Emerson Lima, ambos com larga experiência no mundo do tênis, já tendo treinado Thiago Alves, Thomaz Bellucci, dentre outros. Não é fácil! Talvez, Murray tenha tido algumas dificuldades semelhantes ao Luis, mas a falta de incentivo e apoio é uma diferença marcante entre eles.

Já tivemos Guga Kuerten e Maria Esther Bueno, os melhores tenistas do Brasil. Hoje temos Bellucci lutando da forma que pode. E outros jovens buscando seu lugar ao sol. Mas sabemos que é muito pouco para um país como o Brasil, viver de alguns heróis, que praticamente doam anos de sua vida pelo esporte, pelo tênis.

A torcida é pelo Luis, Gabriel, Thiago, Bruno, Érika, Marcela… e tantos outros jovens tenistas de talento do Brasil, que precisam ser descobertos e principalmente incentivados.

Foto: Acervo pessoal

Foto: Acervo pessoal

Parabéns Andy Murray, parabéns Luis Carlos Galindo Machado.

Esporte é vida!
Por Gustavo Alves – gustavoalves@radiopoliesportiva.com.br

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo, paulista, CEO da Poliesportiva, jornalista, apresentador e narrador esportivo. Conhecido no meio jornalístico como P.A., Paulo Arnaldo tem vasta experiência desde 2008 no jornalismo e[...]

538 posts | 2 comments