Análise de chave: Retorno de Rafael Nadal, principais candidatos e jogos interessantes da 1ª rodada do Masters 1000 de Monte Carlo 2021

Análise de chave: Retorno de Rafael Nadal, principais candidatos e jogos interessantes da 1ª rodada do Masters 1000 de Monte Carlo 2021

2
181
0
sábado, 10 abril 2021
Análise de Chave

Começa na próxima segunda-feira (12) o Masters 1000 de Monte Carlo, segundo torneio da categoria no ano e o primeiro no saibro. Assim como, o torneio conta com #3 Rafael Nadal, que retorna de lesão nas costas e não joga desde o Australian Open. Com #1 Novak Djokovic e #2 Daniil Medvedev como principais cabeças de chave, a competição terá oito dos 10 primeiros do ranking mundial.

Por: Márcio Moreno, de São Paulo-SP

PRINCIPAIS CANDIDATOS

Novak Djokovic

Campeão em 2013 e 2015, Novak Djokovic inicia sua campanha em Monte Carlo saindo de bye na 1ª rodada. Entretanto, o caminho do sérvio se complica logo depois, porque pode ter como adversário na 2ª rodada o jovem #23 Jannik Sinner, finalista do Masters 1000 de Miami. Posteriormente, o líder do ranking vê o compatriota #29 Dusan Lajovic ou #16 Hubert Hurkacz como oponentes nas oitavas de final.

Em caso de quartas de final, o jogador tem #14 David Goffin ou #6 Alexander Zverev pela frente, tendo vencido sete jogos e perdido apenas um contra o belga – a derrota aconteceu em Monte Carlo 2017 -, e vencido seis em oito partidas contra o alemão. Já numa eventual semifinal, os adversários de Djokovic podem ser #5 Stefanos Tsitsipas ou #10 Matteo Berrettini, com o italiano encarando chave mais tranquila entre eles. Assim também, o sérvio encarou o grego em duas ocasiões no saibro, vencendo ambas. Por outro lado, enfrentou o italiano apenas uma vez, vitória no ATP Finals de 2019.

Por fim, o número um do mundo tem como possíveis desafiantes na final nada menos que Daniil Medvedev ou Rafael Nadal. Contra o russo, são oito jogos, o último a vitória na final do Australian Open deste ano. Já contra o maior rival, são incríveis 56 confrontos, com finais no torneio em 2009 e 2012, ambas vencidas pelo espanhol. Em contrapartida, Djokovic leva ligeira vantagem no geral, com 27 vitórias contra 25 do Toro Miúra.

Daniil Medvedev

No outro lado da chave, Daniil Medvedev também larga de bye na 1ª rodada. Logo depois, terá como adversário o vencedor de #37 Nikoloz Basilashvili vs. #36 Filip Krajinovic, tendo enfrentado apenas o sérvio na carreira. Nas oitavas a probabilidade é de encarar #18 Fabio Fognini, campeão do torneio em 2019 e jogador que ainda não enfrentou no saibro. Posteriormente, o russo vê #9 Diego Schwartzman pela frente, argentino cabeça de chave sete e campeão do ATP 250 de Buenos Aires.

À primeira vista, a semifinal para Medvedev se torna parada dura quando seus prováveis oponentes são Rafael Nadal ou #8 Andrey Rublev, cabeça de chave seis. Contra o compatriota são quatro jogos e quatro vitórias, e contra o espanhol também são quatro jogos, mas perdeu três e venceu apenas um, no ATP Finals do ano passado.

Já na final, o jogador pode enfrentar Novak Djokovic ou seu maior rival Stefanos Tsitsipas. Apesar de ter mais derrotas que vitórias contra o sérvio, Medvedev já o eliminou em Monte Carlo, em 2019, sendo essa a única partida dos dois na terra batida. Por outro lado, tem recorde absoluto contra o grego, já que em sete jogos, venceu seis, tendo ganhado os cinco primeiros.

Rafael Nadal

11 vezes campeão e de volta ao circuito após quase dois meses, Rafael Nadal iniciará sua campanha em Monte Carlo também de bye. Na sequência, encara o vencedor de #35 Adrian Mannarino contra um jogador vindo do qualificatório. Nas oitavas, seu adversário deverá ser #17 Grigor Dimitrov, campeão do ATP Finals em 2017 e semifinalista do Australian Open deste ano.

Nas quartas de final, a dificuldade cresce quando seus possíveis oponentes são Andrey Rublev ou #11 Roberto Bautista Agut, cabeça de chave nove. Nadal enfrentou o russo apenas duas vezes, vencendo ambas sem perder sets. Da mesma forma que o compatriota, mas este em três jogos, todos disputados no saibro. Logo depois, seu adversário em semifinal deve ficar entre Diego Schwartzman e Daniil Medvedev, no qual já venceu o primeiro em 10 de 11 oportunidades, e o russo em três de quatro, inclusive na incrível final do US Open 2019.

Por último, os prováveis jogadores que enfrentarão o espanhol em final também são Novak Djokovic ou Stefanos Tsitsipas. A última partida contra o sérvio ocorreu na final de Roland-Garros 2020, com vitória de Nadal com enorme facilidade. Já contra o grego ocorreu no Australian Open deste ano, na derrota de virada nas quartas de final, sendo esse o último jogo do tenista até aqui.

Stefanos Tsitsipas

Cabeça de chave quatro, Stefanos Tsitsipas também larga sem oponente na 1ª rodada, mas já vê dificuldade logo depois. Em outras palavras, o jogador tem pela frente o vencedor de #90 Lorenzo Musetti vs. #28 Aslan Karatsev, as sensações da temporada. Nas oitavas de final, os adversário também serão complicados, pois pode ser #20 Cristian Garín, cabeça de chave 16 e campeão do ATP 250 de Santiago, ou #22 Félix Auger-Aliassime.

Mais à frente, TsitsipasMatteo Berrettini como provável adversário nas quartas de final. Com apenas uma partida disputada, o grego leva vantagem no confronto entre eles. Na semifinal, o oponente deverá ser nada mais nada menos que Novak Djokovic, jogador que vem de três vitórias consecutivas contra ele, a última na semifinal de Roland-Garros no ano passado.

Para fechar o torneio, a possibilidade de enfrentamento será contra Daniil Medvedev ou Rafael Nadal, ambos contra quem tem retrospectos negativos. Contra o espanhol, venceu apenas duas em oito jogos, sendo uma delas no saibro do Masters 1000 de Madrid. Já enfrentando o russo, a única vitória que conquistou aconteceu no ATP Finals 2019, no qual sagrou-se campeão posteriormente.

JOGOS INTERESSANTES DA 1ª RODADA

Albert Ramos-Vinolas vs. Jannik Sinner

Daniel Evans vs. Dusan Lajovic

David Goffin vs. Marin Cilic

Lorenzo Sonego vs. Marton Fucsovics

Lorenzo Musetti vs. Aslan Karatsev

Félix Auger-Aliassime vs. Cristian Garín

Guido Pella vs. Lucas Pouille

Alejandro Davidovich Fokina vs. Alex de Minaur

Taylor Fritz vs. Roberto Bautista Agut

Grigor Dimitrov vs. Jan-Lennard Struff

Karen Khachanov vs. Laslo Djere

Fabio Fognini vs. Miomir Kecmanovic

Filip Krajinovic vs. Nikoloz Basilashvili

Foto Destaque: Reprodução/Getty Images

Márcio Moreno

Escolhi o jornalismo pela paixão pelo esporte, tanto para escrever quanto para falar e debater. Já produzi reportagem para TV sobre rotatividade de técnicos no futebol brasileiro, além de escrever[...]

22 posts | 0 comments

Comments are closed.