Análise de chave: Nadal em busca do 12º título, principais candidatos e jogos interessantes da 1ª rodada do ATP 500 de Barcelona

Análise de chave: Nadal em busca do 12º título, principais candidatos e jogos interessantes da 1ª rodada do ATP 500 de Barcelona

2
226
0
sábado, 17 abril 2021
Análise de Chave

Faltando pouco mais de um mês para Roland-Garros, começa na próxima segunda-feira (19) o ATP 500 de Barcelona. Assim como, o torneio espanhol será o quarto da temporada de saibro europeia, e contará com nomes de peso. Dessa forma, Rafael Nadal vem em busca de seu 12º título no lugar em que a quadra principal leva seu nome, e tem como fortes adversários Stefanos Tsitsipas e Andrey Rublev.

Por: Márcio Moreno, de São Paulo-SP

PRINCIPAIS CANDIDATOS

Rafael Nadal

Undecampeão em Barcelona, #3 Rafael Nadal será o principal cabeça de chave do torneio, e como todos os oito principais cabeças de chave, larga de bye. Logo depois, seu primeiro oponente fica entre o vencedor de #34 Adrian Mannarino e um jogador vindo do qualificatório. Nas oitavas de final a possibilidade de adversário fica entre #24 Cristian Garín, cabeça de chave 13, ou o bicampeão da competição #39 Kei Nishikori. Contra o japonês são 13 confrontos, tendo vencido 11 e perdido apenas dois.

Posteriormente, nas quartas de final o encontro deverá ser contra #23 Karen Khachanov ou #15 David Goffin, o último campeão do ATP 250 de Montpellier deste ano. Nos seis jogos contra o belga, venceu quatro – todos no saibro -, e perdeu dois, o último na ATP Cup 2020. Já enfrentando o russo, um sonoro 7-0, tendo perdido apenas um set em todos eles.

Em caso de semifinal, o oponente de Nadal fica entre #9 Diego Schwartzman ou #12 Pablo Carreño Busta, cabeças de chave quatro e seis, respectivamente. Por fim, o adversário da grande final ficará entre #5 Stefanos Tsitsipas e #8 Andrey Rublev, ambos finalistas do Masters 1000 de Monte-Carlo. O tenista disputou duas finais contra o grego, vencendo ambas, inclusive em Barcelona, em 2018. Por outro lado, nunca enfrentou o russo em final, mas o bateu no US Open 2017 e no ATP Finals 2020.

Stefanos Tsitsipas

Finalista em 2018, Stefanos Tsitsipas vem para o torneio em Barcelona como segundo cabeça de chave, e só jogará a partir da 2ª rodada. Assim, o tenista tem pela frente o vencedor entre o brasileiro Thiago Monteiro e Jaume Munar Clar. Mais à frente, o oponente nas oitavas pode ser #58 Alejandro Davidovich Fokina ou #25 Alex de Minaur, cabeça de chave 14. Enfrentando o australiano, são quatro jogos e quatro vitórias, sendo uma delas a final do NextGen Finals 2018.

Já em quartas de final, Tsitsipas tem pela frente a possibilidade de enfrentar um canadense. Nesse sentido, seu adversário deverá ser entre #21 Félix Auger-Aliassime e #13 Denis Shapovalov, no qual enfrentou apenas o segundo no saibro. Além disso, perdeu três de quatro jogos contra ele. Por outro lado, contra Aliassime, tem retrospecto apertado, vencendo três e perdendo dois, mas vem de três vitórias seguidas contra o jovem canadense.

Em semifinal, pode defrontar Andrey Rublev ou #11 Roberto Bautista Agut, já tendo enfrentado o primeiro este ano e perdido na semifinal do ATP 500 de Roterdã. Contra o espanhol, são dois jogos e duas vitórias, mas nunca jogaram na terra batida. Por último, na grande final, deverá ser contra Rafael Nadal, adversário que bateu de virada nas quartas de final do Australian Open deste ano, em um jogo eletrizante.

Andrey Rublev

Campeão do ATP Finals e em Roterdã, Andrey Rublev chega forte para a disputa em Barcelona, recebendo convite do torneio. Cabeça de chave três larga de bye, e vê na 2ª rodada #35 Benoit Paire ou um jogador do qualificatório como adversário. Logo depois, as oitavas reservam #27 Casper Ruud, jogador que venceu na semifinal do Masters 1000 de Monte-Carlo e que nunca perdeu em quatro partidas.

As quartas de final tem a provável disputa contra #22 Jannik Sinner ou Roberto Bautista Agut. O espanhol caiu para o russo também em Monte Carlo, enquanto o italiano o enfrentou apenas uma vez, e também perdeu. Na semifinal deverá ocorrer o grande embate contra Stefanos Tsitsipas, seu adversário do próximo domingo (18) na final do torneio em Mônaco, e do qual tem empate nos jogos no saibro, com uma vitória para cada.

Na grande decisão, Rublev também tem como provável oponente Rafael Nadal, que perdeu o único jogo entre eles neste tipo de piso. Além disso, o tenista perdeu apenas quatro jogos no ano, e nunca terminou um torneio abaixo das quartas de final.

JOGOS INTERESSANTES DA 1ª RODADA

Kei Nishikori vs. Guido Pella

Cameron Norrie vs Salvatore Caruso

Carlos Alcaraz vs. Francis Tiafoe

Jo-Wilfried Tsonga vs. Egor Gerasimov

Jérémy Chardy vs. Nikoloz Basilashvili

Feliciano López vs. Lorenzo Musetti

Alejandro Davidovich Fokina vs. Alexander Bublik

Thiago Monteiro vs. Jaume Munar Clar

Foto Destaque: Divulgação/Barcelona Open Banc Sabadell

Márcio Moreno

Escolhi o jornalismo pela paixão pelo esporte, tanto para escrever quanto para falar e debater. Já produzi reportagem para TV sobre rotatividade de técnicos no futebol brasileiro, além de escrever[...]

22 posts | 0 comments

Comments are closed.