Começa nesta quinta-feira (24) o Masters 1000 de Miami e com final marcada para o dia 4 de abril. Com a ausência de #1Novak Djokovic, #3Rafael Nadal e #6Roger Federer o destaque do torneio fica a cargo dos cabeças de chave favoritos #2Daniil Medvedev, #5Stefanos Tsitsipas, #7Alexander Zverev e #8Andrey Rublev.
Por: Luís Henrique Gregório, Belo Horizonte-MG
Com um ótimo inicio de ano chegando ao posto de número dois do ranking da ATP e, recentemente, com título no ATP 250 de Marselha, o tenista russo é o principal cabeça de chave. Sendo assim, candidato ao título e larga de bye na competição. Na 2º rodada pode enfrentar o estadunidense #63Sam Querrey. Posteriormente pode enfrentar o cabeça de chave número 30 do torneio #41Reilly Opelka, terceiro melhor representante dos Estados Unidos no ranking da ATP.
Nas oitavas de final Medvedev pode encontrar o sérvio #26Dusan Lajovic, que é o cabeça 16 de Miami. Se estiver entre os oito melhores o possível adversário seria o espanhol #12Roberto Bautista Agut, sétimo cabeça de chave e que leva a melhor no confronto direto contra Medvedev com duas vitórias e nenhuma derrota.
O adversário de uma possível semifinal seria o alemão Alexander Zverev, terceiro cabeça de chave. O russo vem de três vitórias seguidas sobre o alemão. Na final Medvedev pode encontrar ou o grego Stefanos Tsitsipas ou o russo Andrey Rublev. Ambos tenistas estão em grande fase, mas possuem um 1vs1 negativo contra o atual número dois do mundo, sendo 6 x 1, contra o grego e 4 x o sobre o conterrâneo.
O grego de 22 anos de idade vem de um vice-campeonato, diante de Zverev, no ATP 500 de Acapulco. Como primeiro adversário pode ter o sul-africano #91Kevin Anderson ou o brasileiro #76Thiago Monteiro, que duelam na 1º rodada. Na 3º rodada pode encontrar o japonês #39Kei Nishikori, que tenta voltar a grande fase no circuito. Adiante, o possível duelo de oitavas de final seria contra #23Alex de Minaur, cabeça de chave 15, assim como pode ser #72Fernando Verdasco.
Nas quartas de final o encontro seria com um canadense: ou o #11Denis Shapovalov ou o #19Milos Raonic, 6º e 12º cabeças de chaves respectivamente. Na semifinal o possível duelo é com o russo Andrey Rublev, quarto cabeça de chave, no qual cada um tem três vitórias. A final seria com o russo Medvedev ou com o alemão Zverev, no qual lidera o 1vs1 por 5 x 2.
Win six matches. Easy, right?#MiamiOpen pic.twitter.com/lBo6JuBt10
— TENNIS (@Tennis) March 23, 2021
Campeão do ATP 500 de Acapulco na última semana, vencendo Tsitsipas na final, o alemão estreia em Miami com o vencedor do duelo entre #83Emil Ruusuvuori e #132Carlos Alcaraz, dois tenistas da nova geração. Posteriormente, na 3º rodada pode encontrar com #38 Nikoloz Basilashvili, cabeça de chave 27 e que vem de título no ATP 250 de Doha.
Nas oitavas, o encontro pode ser com a nova joia italiana, #31Jannik Sinner ou com o russo #22Karen Kachanov, cabeças de chave 21 e 14, respectivamente. O histórico de Zverev com ambos é de 50%, 1 x 1 com Sinner e 2 x 2 com Kachanov. Nas quartas o duelo pode ser com o búlgaro #16Grigor Dimitrov ou com o belga #13David Goffin, cabeças nove e oito, respectivamente.
Em uma semifinal, Zverev encontraria o russo Medvedev. O histórico entre os dois é equilibrado, mas o alemão lidera por 5 x 4. Na disputa pelo título enfrentaria Stefanos Tsitsipas, cabeça de chave número dois, ou Andrey Rublev. Contra o segundo lidera o histórico entre eles vencendo os quatro encontros.
O russo vem de duas semifinais, ATP 500 de Dubai e logo em seguida ATP 250 de Doha. É o 4º cabeça de chave e estreia contra o vencedor de #93Pedro Martinez e #62Tennys Sandgren. Na 3º rodada encontraria #40 Marton Fucsovics, cabeça de chave 29. A saber, venceu os últimos três jogos entre eles, em menos de um mês. Nas oitavas pode enfrentar ou #45Marin Cilic, que mesmo não sendo cabeça de chave é um ótimo tenista de quadra rápida, ou #20Cristian Garín, cabeça de chave 13.
Nas quartas de final um possível duelo é com #9Diego Schwartzman, quinto cabeça de chave, ou #27 Aslan Karatsev, cabeça de chave 17 e que vem de título do ATP 500 de Dubai. Posteriormente em uma possível semifinal seria com o grego Tsitsipas, do qual venceu o último encontro no ATP 500 de Rotterdã. Na final enfrentaria Alexander Zverev ou faria a final russa contra Daniil Medvedev. A principio, possui um histórico de grandes jogos com ambos, com derrotas em todos os quatro encontros com os dois tenistas.
Abri a chave de Miami e já tô rindo disso 👇🤣 pic.twitter.com/VdF8pYMZXI
— Alexandre Cossenza (@saqueevoleio) March 22, 2021
Feliciano Lopez vs Alex Popyrin
Frances Tiafoe vs Stefano Travaglia
Michael Mmoh vs Lorenzo Musetti
Kevin Anderson vs Thiago Monteiro
Foto destaque: Reprodução / Twitter @MiamiOpen