Alvin Kamara e o recorde de 1929

Alvin Kamara e o recorde de 1929

5
519
0
sexta-feira, 25 dezembro 2020
Futebol Americano

Na noite desta sexta feira (25), o running back do New Orleans Saints, Alvin Kamara, entrou pra história da NFL. Ao correr para seis touchdowns em uma única partida, o jogador igualou a marca de Ernie Nevers, ex jogador do Chicago Cardinals. Aliás, é a primeira vez que um feito como esse acontece em uma noite de natal. A partida entre Saints e Vikings acabou com vitória de New Orleans com o placar de 52×33, uma das melhores partidas ofensivas da equipe na temporada.

Por Victor Ferreira, São Paulo – SP.

A grandeza do feito

Em uma era de passes e mais passes, a NFL cada vez menos corre com a bola. Aliás, receber passes com qualidade é requisito quase indispensável para ser um running back titular atualmente. Tal diferença pode ser vista através de estatística. Emmith Smith, lenda do Dallas Cowboys foi o running back que mais correu para touchdowns na história da liga, 164 ao longo de 14 temporadas. Alvin Kamara tem 37 TDs corridos em sua carreira, ao longo de 4 anos na liga, média de 9,25 touchdowns por ano. Portanto, se seguimos a linha de raciocínio, Alvin Kamara chegaria à incrível marca de 129 touchdowns terrestres em sua carreira. Vale lembrar que running backs não costumam jogar 14 temporadas na atual NFL. Ainda que sejam importantes, a vida útil na posição é sempre ameaçada elas lesões. Às vezes aparece um Frank Gore por aí, mas é muito raro de acontecer.

Como se não fosse suficiente, encontrar talentos da posição em draft se tornou cada vez mais comum. Com a safra de jogadores se renovando todo ano, fica difícil se manter em alta na liga por muito tempo. Por exemplo, James Robinson e Phillip Lindsay são talentos não draftdos.

A última vez que um jogador conseguiu seis TDs terrestres em uma única partida foi em 1929. Entretanto, se corria muito mais com a bola e passar era considerado loucura pelas equipes. A chance do feito acontecer era grande, enquanto hoje em dia é praticamente nula. Um grande dia para o jogador dos Saints. Outra marca notória de Kamara foram seus pontos, anotando 36, mais do que toda a equipe de Minnesota. Se contarmos os chutes extra, são 42.

A temporada de Alvin Kamara

O jogador soma 777 jardas terrestres, em 165 tentativas, média de 4.7 por carregada e 10 touchdowns. Já pelo ar, Kamara conseguiu 739 jardas e 5 viagens à endzone. Sem sombra de dúvidas ele é o ponto focal desse ataque e peça essencial desse ataque dinâmico. Tais números aéreos também provam o quão importante são as recepções. Alvin Kamara tem só 25 anos e parece estar apenas começando a construir seu legado. Seu potencial é de hall da fama, certamente.

Com a vitória, New Orleans alcança 11 vitórias, garantindo vaga nos playoffs e vencendo a NFC South pela quarta vez seguida. O próximo desafio é contra o Carolina Panthers no Bank of America Stadium, em Charlotte, Carolina do Norte. Ainda que seja franco favorito, um tropeço é possível.

Foto destaque por Scott Clause / Flickr.

Victor Ferreira

Jornalista formado pela Universidade São Judas Tadeu. 22 anos e muita paixão por esportes. Encontrei minha vocação dentro do futebol americano e dos esportes eletrônicos. Pretendo trazer, durante[...]

25 posts | 0 comments

Comments are closed.