Acura #10 vence etapa de Mid-Ohio da IMSA com final eletrizante; Fraga leva a melhor na LMP3

Acura #10 vence etapa de Mid-Ohio da IMSA com final eletrizante; Fraga leva a melhor na LMP3

Like
117
0
segunda-feira, 17 maio 2021
Automobilismo

Na etapa de Mid-Ohio da IMSA, que ocorreu neste domingo, Rick Taylor e Filipe Albuquerque conseguem segurar os brasileiros Felipe Nasr e Pipo Derani e vencem na DPi utilizando a tática de combustível. Acura #10 fica à frente do Cadillac #31 por apenas 0.368s. Na LMP3, Felipe Fraga faz boa corrida e triunfa em sua estréia na categoria.

Por: Rafael Burihan, São Paulo-SP

A corrida na DPi

Com um bom início, o pole position Harry Tincknell, do Mazda #55, conseguiu não apenas manter a liderança, como abriu cinco segundos de vantagem para Filipe Albuquerque, do Acura #10, nas 8 primeiras voltas. Entretanto, Kevin Magnussen, que havia largado em quarto, tomou uma penalização e caiu para último com seu Cadillac #01.

Pipo Derani, que havia largado em terceiro, se viu em uma situação desfavorável quando ultrapassado por Dane Cameron, do Acura #60. Ademais, no mesmo instante, atrapalhado por um carro da GTD, perdeu também a quarta colocação para Tristan Vautier do Cadillac #05. Na volta 25 deu lugar a Felipe Nasr.

A corrida continuou movimentada e após algumas paradas Nasr se colocou em segundo, à frente de Albuquerque. Além disso, após a parada de Tincknell, que estava 12s na frente, o brasileiro conseguiu diminuir a desvantagem para 3s. Ao mesmo tempo, já com 6s de desvantagem, Albuquerque batalhava pela terceira posição com Vautier e Magnussen.

Faltando uma hora para o fim da prova, Pat Long da GTD rodou e foi parar na areia. Com isso, a equipe Acura mandou Nasr, que havia realizado a última parada previamente aos outros pilotos, realizar um pit-stop antes do fechamento dos boxes. Quando os boxes foram liberados, todas as outras cinco equipes pararam, e a Mazda #55 viu Rick Taylor voltar à frente com seu Acura #10, com Nasr na liderança.

Reviravolta e final dramático

Na relargada, faltando 45 minutos para o fim, Nasr foi bem e conseguiu segurar as investidas de quem vinha atrás. Entretanto, na curva 6, Taylor tomou a liderança em uma grande manobra. Na briga pela quarta colocação, as investidas de Renger van der Zande do Cadillac #01 deram certo, ultrapassando o francês Olivier Pla do Acura #60.

Na disputa pela terceitra posição, Oliver Jarvis com medo da necessidade de abastecer, teve que diminuir o ritmo, sendo ultrapassado pelo Cadillac #01 e pelo Acura 60#. Mas, instantes depois, ambos os carros com medo de não conseguirem finalizar a prova, realizaram um pit-stop para abastacimento e Jarvis recuperou a terceira colocação.

Por fim, na disputa pela vitória, Taylor teve que lidar com as fortes investidas de Nasr e também controlar quantidade de combustível. Mesmo assim, em uma última reta eletrizante, o Acura #10 se manteve a frente e venceu com apenas 0.368s de vantagem para o Cadillac #31, conquistando a quarta vitória seguida na etapa de Mid-Ohio da IMSA para a Acura.

Vitória brasileira de Felipe Fraga na LMP3

Em sua primeira corrida no protótipo LMP3, após largar na pole, Felipe Fraga ao lado do americano Gar Robinson, venceram a prova pela Riley Motorsports Ligier. Eles ficaram mais de 3s à frente do protótipo similar de Jon Bennnett e Colin Braun.

“Estou muito feliz por ter conseguido esta vitória hoje. Foi a minha primeira corrida em  uma categoria de protótipo, que é um carro difícil e que exigiu um aprendizado constante a cada volta”, ressaltou Fraga.

“Só tenho a agradecer a todos da equipe que fizeram um ótimo trabalho. O time inclusive me esperou por três meses para eu conseguir viajar até os EUA para competir em meio a esta pandemia. Obrigado também a todos do Brasil que torceram por mim e em especial à minha família.”, disse entusiasmado após a prova.

Já na GTD, a vitória ficou com os americanos Bill Auberlen e Robby Foley da BMW #96 à frente dos compatriotas Frankie Montecalvo e Zach Veach da Lexus.

Foto destaque: Reprodução/IMSA

Rafael Burihan

Sou Rafael Burihan, paulistano de 23 anos, publicitário e recém pós-graduado em Jornalismo Esportivo na Sheffield Hallam University (ING). Apaixonado por esportes, principalmente por futebol e louc[...]

4 posts | 0 comments

Comments are closed.