A importância do futsal para os jogadores de futebol de campo

A importância do futsal para os jogadores de futebol de campo

Like
2922
0
sábado, 18 fevereiro 2017
Futebol Brasileiro

Embora sejam esportes em que se usam os pés, futsal e futebol possuem regras distintas, porém, têm muita familiaridade já que aspectos técnicos e táticos do primeiro são utilizados por quem faz carreira no campo. Diversos atletas brasileiros de renome tiveram na infância e início da adolescência contato com o futsal antes de migrarem para o campo.

Os meias Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Renato Augusto, e os atacantes Robinho e Neymar (foto) são alguns dos exemplos de futebolistas que deram os seus primeiros passos nas quadras.

Pelo fato de o futsal ser disputado num espaço muito curto, o atleta acaba aperfeiçoando o raciocínio já que é um esporte mais dinâmico e exige rapidez. Para se ter uma ideia, a maioria dos treinadores de futebol tem como metodologia promover treinamentos táticos em campo reduzido para desenvolver a cognição dos comandados e simular situações de jogo onde a forte marcação prevalecerá.

Muitos dizem que quem teve contato com o futsal desde cedo e passou para o futebol, tem maior qualidade técnica em relação aos demais atletas.

“O futsal é uma modalidade muito próxima do Futebol de Campo, mas tenho o embasamento de vários estudos que dizem que o futsal é uma modalidade onde o atleta possui maior contato com a bola, assim o mesmo acaba evoluindo com maior facilidade quanto à tomada de decisão e tecnicamente”, comentou Bruno Prota, treinador e coordenador da equipe de futsal do Mackenzie, em entrevista ao site oficial da Federação Mineira, em março de 2013.

Maior atleta da história do futsal mundial, o ala Falcão destacou que os diferenciados do futebol saíram das quadras, citando o meia Renato Augusto, ex-Corinthians e atualmente no Beijing Guoan-CHN, que sabe fazer muito bem o pivô, fundamento muito importante no futsal, além de abusar da inteligência e habilidade nos gramados.

“As jogadas do Renato Augusto mostram totalmente que ele jogou e jogou muito tempo, como ele declarou. Principalmente na participação no gol do Elias, não só pelo trabalho de pivô, mas em toda a jogada. Ele mostrou nos lances dos dois gols toda a habilidade e inteligência de um jogador que veio do futsal”, disse Falcão, em entrevista ao Globoesporte.com, em fevereiro de 2015, após comentar as duas assistências do meia em partida do Corinthians contra o Once Caldas na fase preliminar da Copa Libertadores de 2015.

Relembre a atuação decisiva de Renato Augusto

Nota

Na última semana, o futebol paulista foi surpreendido com a notícia de que a Ferroviária contratou PC Oliveira, técnico da seleção brasileira de futsal, para dirigir o time de futebol na sequência da elite do Paulistão. Certamente, ele levará elementos das quadras para os gramados.

foto: Divulgação

 

Rafael Martins Alaby Ferreira

109 posts | 0 comments

Menu Title