O Pittsburgh Steelers é um time de futebol americano sediado em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia. Fundada em 1933, a equipe é uma das mais antigas do esporte. Além disso, foi a primeira criada da AFC. Além disso, são conhecidos por ter uma das torcidas mais fanáticas e barulhentas dos Estados Unidos. Logo, no Brasil não é diferente, o time carrega uma legião de fãs. Sem mais delongas, vamos mostrar a seguir, 4 curiosidades sobre os Steelers.
Por: Matheus Aquino, de João Pessoa-PB
O Pittsburgh Steelers fez sua estreia no futebol americano em 20 de setembro de 1933. Na época, o time se chamava Pittsburgh Pirates. O jogo, no entanto, foi uma derrota de 23 x 2 para o New York Giants. A franquia adotou o nome Steelers antes da temporada de 1940.
Durante o período da Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945, os Steelers sofreram com a escassez de jogadores no plantel. Dessa forma, viram a necessidade de se fundir com outras franquias da NFL para poder formar uma equipe. Por isso, na temporada de 1943, a união ocorreu com o Philadelphia Eagles, rivais regionais; conhecidos como os ‘Steagles‘. Na temporada de 1944, por sua vez, a junção ocorreu com o Chicago Cardinals, dando nome aos ‘Card-Pitt‘. Entretanto, a equipe terminou aquele campeonato com uma campanha de 10 derrotas e nenhuma vitória. Logo, ficou marcado como a única vez em que os Steelers tiveram campanha negativa.
A história do Pittsburgh Steelers mudou da água para o vinho na década de 1970, em especial, com dois ícones do esporte: Chuck Noll e Terry Bradshaw. A franquia garantiu vaga nos playoffs de 72 a 79 de forma consecutiva, sendo campeões de divisão e da conferência AFC em 72, 74, 75, 76, 77, 78 e 79. Chuck Noll, por sua vez, lendário treinador dos Steelers, de 1969 a 1991, ficou famoso pelos jogadores recrutados em drafts. Entre eles, membros do Hall da Fama, como: Joe Greene, Terry Bradshaw, Mel Blount, Jack Ham, Franco Harris, Lynn Swann, Jack Lambert, John Stallworth e Mike Webster.
Bradhsaw, maior quarterback da história da franquia, marcou a década de 70, levando os Steelers a conquistar o Super Bowl da NFL em quatro oportunidades: 1974 (IX), 1975 (X), 1978 (XIII), 1979 (XIV). O primeiro, vitória por 16 x 6 sobre o Minnesota Vikings. No ano seguinte, vitória por 21 x 17 contra o Dallas Cowboys. Em 77 e 78, no entanto, os Steelers não estiveram nas finais. Contudo, em 79 e 80, mais duas aparições e duas conquistas: vitória por 35 x 31, novamente sobre os Cowboys e 31 x 19 contra os Rams.
Na era Super Bowl, o Pittsburgh levou ao seu comando técnico apenas três treinadores: Chuck Noll, Bill Cowher, que comandou a franquia por mais de 20 anos, e o atual, Mike Tomlin. Tomlin assumiu em 2007, tornando-se o primeiro técnico afro-americano a comandar a equipe da Pensilvânia.
We have extended Coach Mike Tomlin’s contract through the 2020 season.
MORE: https://t.co/th8Cp3vYQf pic.twitter.com/V0yKzupwlJ
— Pittsburgh Steelers (@steelers) August 4, 2017
Ao todo, o Pittsburgh Steelers conquistou o Super Bowl em seis ocasiões. Sendo o maior campeão por anos, o mais recente em 2008. Entretanto, o New England Patriots igualou em número de conquistas. Ainda assim, a franquia segue sendo uma das maiores do esporte, detentora de uma rica história e de uma fanática torcida.
Foto Destaque: Reprodução/Shelley Lipton/Icon Sportswire/ Getty Images/Behindthesteelcurtain
Matheus Aquino, 19 anos, estudante de Jornalismo - 2° período na UFPB. A paixão pelo jornalismo surgiu desde pequeno. Aos 17 anos entrou para uma rádio comunitária com um programa chamado Na Marc[...]
7 posts | 0 comments