Como a nossa cultura esportiva afeta as mulheres?

Como a nossa cultura esportiva afeta as mulheres?

Like
207
0
sexta-feira, 13 setembro 2019
Poder Feminino

Precisamos falar do pouco incentivo as atividades físicas para as meninas nas escolas. No Brasil, a prática de exercícios físicos por mulheres são 40% inferior aos homens, segundo relatório “Movimento é Vida” do Programa das Nações Unidas para desenvolvimento (PNUD). Esse é apenas um dos dados que expõe a desigualdade de gênero no cenário esportivo. A falta de incentivo às meninas no esporte se deve ao conservadorismo de milhares de anos atrás. Contexto em que as mulheres eram tratadas apenas como objeto reprodutor.

Com as evoluções e revoluções de diversos setores estruturais da sociedade, supostamente, essa desigualdade deveria deixar de existir. Afinal, quanto menos desigualdades, seja de gênero ou sociais, mais chances teremos de construir uma sociedade igualitária. Com políticas públicas equivalentes a cada ser humano. Entretanto, mesmo com a relevância de conquistarmos uma sociedade justa para todos e todas, o sistema capitalista desconstrói, cada vez mais, o instinto de igualdade do ser humano. Pois ele gera na pessoa um desejo de aquisição, consumo e exploração.

E quem está no topo deste sistema é o homem. O ser viril, branco, hétero, com privilégios econômicos e sociais. O qual não tem intenção alguma de mudar este cenário desigual. O problema da desigualdade de gênero afeta muitas vertentes dentro de uma sociedade. Violência domiciliar, baixo índice de emprego para as mulheres, desequilíbrio salarial, falta de incentivo às práticas esportivas, assédio e assim por diante. 

Como a cultura esportiva afeta as mulheres?

Certamente, com a cultura esportiva que vivemos, no qual os homens dominam todo cenário esportivo, as mulheres são, imensamente, prejudicadas em muitas situações. Desde crianças, nas escolas. Como inclusão as práticas esportivas dentro das escolas, más estruturas em CT’s esportivos, falta de incentivo, de apoio e patrocínio.  

Foto destaque: Reprodução/Prefeitura Joinville

Giovanna Matiello

Giovanna Matiello

65 posts | 0 comments

Comments are closed.