22 anos de espera… Será que agora acaba?

22 anos de espera… Será que agora acaba?

1
1030
1
sábado, 26 novembro 2016
Brasileirão Série A

A ansiedade e a expectativa tomam conta de todo o mundo palmeirense. Afinal de contas, o clube de Palestra Itália pode conquistar neste domingo, 27 de novembro, no Allianz Parque, o título de campeão brasileiro após 22 anos. Durante todo esse intervalo, o Palmeiras passou por glórias e insucessos, tendo conquistado a Libertadores da América em 1999, mas em compensação, sofreu duas quedas à série B – em 2002 e em 2012 – no futebol nacional.

allianz-parque

Palmeiras pode conquistar o título brasileiro da série A no Allianz Parque após 22 anos . FOTO: Ivan Marconato

Mas os reveses serviram de motivação para o Palmeiras.  Um ano após o último rebaixamento à série B, assumiria administrativamente o clube o atual presidente: Paulo Nobre. E foi com Paulo Nobre que o Palmeiras deu o seu passo mais certeiro. Voltou à série A da divisão nacional em 2014, e remodelou o seu antigo estádio. O Palestra Itália seria transformado numa das Arenas mais modernas do Brasil: o Allianz Parque.

No intervalo de 22 anos sem conquistas de campeonato brasileiro, alguns títulos isolados.  Como por exemplo, o Paulistão de 2008, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o mesmo treinador que liderou a equipe de 1993, que conquistara o campeonato paulista após 17 anos de jejum.  Era o início de tempos vitoriosos, marcados pela Libertadores da América em 1999. Naquela década de 90, sob a administração da Parmalat, o Palmeiras tornou-se uma potência no futebol brasileiro. Foram 4 títulos paulistas, 2 brasileiros e uma Copa do Brasil. Além é claro, da Libertadores.  O topo do mundo bateu na trave, após a derrota para o Manchester United no Mundial de Clubes em 1999.

E a história comprova que o Palmeiras é um dos mais vitoriosos clubes brasileiros. As conquistas alviverdes mostram a supremacia do clube da zona oeste da capital paulista.  Foram títulos estaduais, nacionais e internacionais, que renderam ao Verdão, fundado em 1914, a alcunha de “Campeão do Século 20”. Segundo ranking elaborado por órgãos de imprensa e instituições de respeito, como a Federação Paulista de Futebol, o Estado de São Paulo, a Folha de São Paulo e a Revista Placar.

E a galeria de troféus poderá ser ampliada neste domingo, quando o Palmeiras enfrenta a Chapecoense, às 17 horas no Allianz Parque. O time do técnico Cuca tem a melhor campanha do campeonato até aqui. Em trinta e seis jogos disputados na competição, o Palmeiras venceu vinte e dois, empatou oito, e perdeu apenas seis vezes. O ataque palmeirense anotou 59 gols, e a defesa sofreu 31, o que confere aos palestrinos um saldo positivo de 28 gols, com aproveitamento de 69%.  Um retrospecto que impõe respeito.

Ultimo título nacional da equipe do Palmeiras foi contra o Corinthians, em 1994. Em 2016, o time alvi-verde pode novamente deixar como vice-campeão um arquirrival do estado. Dessa vez o Santos. Foto: Bol

Em relação à equipe que entra em campo para pegar a Chapecoense, o técnico Cuca não definiu os titulares. O treinador ainda não sabe se poderá contar com o zagueiro colombiano Yerry Mina, que tem poucas chances de ir a campo na decisão deste domingo. Mina tem uma lesão na coxa esquerda, e não treinou por conta de uma fadiga muscular. Já o meio-campista Tchê-Tchê, recuperado de dores musculares, participou normalmente do treino da sexta-feira, e está à disposição do treinador. Desta forma, o time titular só deve ser definido momentos antes da partida. O técnico palmeirense lamentou a ausência do zagueiro: “Chegamos neste jogo com o problema do Mina. Esperaremos até amanhã (hoje), mas é difícil poder contar com ele. Mas nós chegamos com confiança e a humildade que tivemos durante todo o campeonato”, afirmou Cuca

O Verdão é o líder do Campeonato Brasileiro com 74 pontos – seis a mais do que vice-líder Santos. Uma vitória ou um empate no domingo garantem o título. Caso o Palmeiras perca para a Chapecoense, com uma derrota do Santos frente ao Flamengo no Maracanã, ainda assim o Palmeiras conquista o título nacional.

A provável escalação do Palmeiras neste domingo, com base na equipe que treinou durante a semana é: Jailson; Jean, Vitor Hugo, Edu Dracena e Zé Roberto; Tchê Tchê, Moisés e Cleiton Xavier (Thiago Santos); Erik, Dudu e Gabriel Jesus. A partida diante da Chapecoense, válida pela 37 rodada do Brasileirão, começará às 17 horas. E você poderá acompanhar Flashes dessa partida na Rádio Poliesportiva, durante a transmissão de Flamengo x Santos.

 

Por Ivan Marconato

 

Ivan Luis Marconato Rocha

Ivan Luis Marconato Rocha

Jornalista profissional diplomado desde 1998, e pós graduado em Jornalismo esportivo e negócios do esporte. Atua em webrádio desde 2012. Já trabalhou em jornal de bairro, e por 10 anos na NET Serv[...]

311 posts | 3 comments