Grupo de skatistas constrói pista de skate em Santo André

Grupo de skatistas constrói pista de skate em Santo André

Like
757
0
quinta-feira, 15 dezembro 2016
Skate

No dia 27 de novembro, a praça Benvenuto Somera, localizada no bairro Jardim Las Vegas, em Santo André, foi palco de mais uma história do skate independente. O grupo local, chamado Skater Boys, inaugurou o seu mais novo espaço, a SB Skate Plaza, em um evento de festa, música e competição de melhores manobras.

Não é de hoje que os poucos locais destinados a prática desse esporte são um grande problema enfrentado pela categoria. A falta de pistas na região fez com que alguns skatistas se mobilizassem para realizar o sonho de ter um bom lugar para se andar de skate e que, ao mesmo tempo, fosse perto de casa. Sem obter respostas positivas por parte dos vereadores que, de acordo com o grupo, não deram o mínimo de esperança, decidiram então tomar providências por conta própria para a concretização do projeto.

Os skatistas participaram efetivamente de toda a construção dos obstáculos, que foram previamente projetados pelo grupo. Foto: Gustavo Gatti/Skater Boys

Requisitada através de um pedido formal do grupo à prefeitura, uma das quadras da praça, que estava abandonada e sem uso, foi concedida para que a construção de três obstáculos viesse a ser executada em formato de mutirão, ou seja, parte do material foi fornecido pelo governo para que os próprios skatistas os construíssem.

Foram 2 meses de trabalho, sempre realizado nos finais de semana. De todo o material solicitado pelo grupo, a maior parte foi atendida pela prefeitura, exceto o cimento, que foi oferecido por uma empresa privada que apoiou a ideia.

Marcelo Viana, um dos representantes da Skater Boys, de 29 anos, reconhece o esforço dos jovens locais em todo o desenvolvimento do projeto, mas esperava mais por parte das autoridades: “Fico feliz por essa inauguração, por esse evento estar sendo realizado totalmente independente de político e só pela molecada. Mas é muito difícil quando não se entende de construção e você não tem o acompanhamento mínimo e necessário”.

Um dos responsáveis pelo projeto foi o professor de educação física Marcelo Viana, também skatista e locutor no Viva Las Vegas. Foto: Gustavo Gatti/Skater Boys

 

Batizado de “Viva Las Vegas”, o evento contou com a presença de DJ’s, marcas de skate que auxiliaram com a premiação e, até mesmo, rojão na hora de “cortar a fita”. A vizinhança ao redor da praça compareceu também para prestigiar a conquista dos skatistas na praça.

Douglas Paes, de 38 anos, comerciante e morador do Las Vegas, parabenizou a todos os envolvidos e critica, na sua visão, a falta de consideração por parte dos vereadores em relação ao projeto: “Acompanhei de perto todos os dias de trabalho dessa garotada, foi uma união muito bonita. Só não entendi o porquê daqueles que vieram pedir votos na eleição não moverem um dedo para facilitar o projeto aqui na praça, já que é obrigação dos vereadores atender de alguma forma a necessidade da população”.

Discussões à parte, os líderes do grupo ressaltam que isso já não tem importância e garantem que o evento foi um sucesso. Segundo Viana, não houve manifestação por parte de nenhuma autoridade até então: “Isso será lembrado na próxima eleição, além de servir para mostrar que a força de vontade e união de pessoas é que faz a diferença”.

Perfil dos três obstáculos construídos pelo grupo na SB Skate Plaza, inaugurada no fim de novembro. Foto: Gustavo Gatti/Skater Boys

Agora, o principal desafio será manter a integridade dos obstáculos durante o máximo de tempo possível, já que de acordo com o grupo, não são todos os skatistas que se preocupam em preservar seu próprio espaço.

A quadra transformada agora em pista está aberta todos os dias até as 22h para quem quiser andar de skate, respeitando o local e o sossego dos moradores. A praça Benvenuto Somera está localizada na rua Domênico Garofallo, próximo ao número 100, em Santo André.

Avatar

Rafael Lardieri

58 posts | 0 comments