Fórmula Indy: Sato vence a movimentada corrida de Portland

Fórmula Indy: Sato vence a movimentada corrida de Portland

Like
173
0
terça-feira, 04 setembro 2018
Automobilismo

Por: Danilo Dias, de São Paulo.

 

O japonês voador Takuma Sato venceu a boa prova de Portland, válida pela temporada 2018 da IndyCar Series. O piloto conquistou a boa vitória numa prova que começou complicada num acidente que envolveu Zach Veach, James Hinchcliffe, Scott Dixon, Ed Jones, Graham Rahal e  Marco Andretti. Marco capotou sob seus adversários. Apesar da plasticidade do acontecido, todos os pilotos saíram ilesos.

 

A corrida

A largada aparentava correr limpa, com poucos pilotos escapando na primeira curva. No fim da Festival Chicane porém vários pilotos se tocaram e provocaram um acidente espetacular. Zach Veach apertou o passo sobre James Hinchcliffe, que acabou tocando em Scott Dixon, que por sua vez tocou em Ed Jones e que acabou envolvendo também Graham Rahal e Marco Andretti. Andretti vinha por trás e capotou seu carro sobre os adversários, parando de cabeça pra baixo na brita. Veja por todos os ângulos o acidente:

 

 

Todos os pilotos saíram sem grandes consequências do acidente e a prova teve seu reinício. Dixon que briga pelo título conseguiu voltar para a prova e ainda em bandeira amarela reabasteceu e trocou pneus. Com isso a primeira parte de sua corrida seria mais longa que a dos demais pilotos. Sebastien Bourdais também tinha a mesma estratégia de três paradas com a primeira parte da prova maior que as outras. Sato que largou de 20º foi aproveitando as circunstâncias da prova e foi subindo para as posições intermediárias. Graças as voltas em bandeira amarela, o japonês economizou equipamento e foi o último a parar nos boxes.

Sato deu outra sorte quando Santo Ferrucci, de volta a IndyCar após os acontecimentos na F2 ficou a pé com uma pane seca em seu carro, faltando 30 voltas para o fim. Na nova bandeira amarela todos os pilotos foram aos boxes para abastecer até o fim da prova. Apenas Max Chilton ficou na pista. Sato teve um bom trabalho de equipe e saiu na frente de seus adversários, ficando atrás apenas de Chilton. Sato apenas teve que esperar Chilton fazer sua parada para ganhar a liderança da prova.

O desempenho de Sato foi o suficiente para que a liderança fosse mantida, evitando os ataques de Ryan Hunter-Reay rumo ao primeiro lugar da corrida. Sato que não vencia desde a Indy 500 do ano passado conseguiu mais uma vitória importante para o automobilismo japonês. Hunter-Reay foi o segundo e Bourdais, graças a boa estratégia desde o início da prova, completou em terceiro. Spencer Pigot cruzou em quarto e Dixon em grande recuperação ainda conquistou o quinto posto, resultado importantíssimo para a luta pelo título.

 

Fórmula Indy 2018 – Etapa de Portland – O pódio – Foto: Joe Skibinski.

 

Sequência

Dixon agora é o líder com 29 pontos de vantagem para o segundo colocado, Alexander Rossi. São 598 pontos para Dixon contra 569 de Rossi. A decisão do vencedor do Campeonato de 2018 fica para Sonoma, onde conheceremos o grande campeão da IndyCar dessa temporada. As corridas acontecem nos dias 15 e 16 de Setembro, em rodada dupla.

 

 

Foto em destaque: Dan Bathie/Spacesuit Media

Danilo Dias

Danilo Dias

54 posts | 0 comments

Comments are closed.