Fórmula Indy: Rossi vence e mantém o campeonato em aberto

Fórmula Indy: Rossi vence e mantém o campeonato em aberto

Like
239
0
domingo, 29 julho 2018
Formula Indy

Por: Danilo Dias, de São Paulo.

 

Rossi já havia conquistado uma bela pole no sábado. Neste domingo (29) foi dia de cravar o favoritismo e vencer com propriedade o GP de Mid-Ohio, tradicional circuito permanente dos Estados Unidos. O então líder Scott Dixon partia apenas da nona posição, portanto era uma chance a mais dos postulantes ao título encostarem mais no líder, já que Power, Hunter-Reay e Newgarden além do próprio Rossi largavam em posições melhores em relação ao neozelandês.

A etapa de Mid-Ohio marcou também o retorno de Pietro Fittipaldi às pistas após o grave acidente que sofreu nas Seis Horas de Spa-Francorchamps. Recuperado da cirurgia a que foi submetido para sua recuperação, o herdeiro da disnastia Fittipaldi nas pistas largou em 22º. Kanaan saiu na 19ª posição enquanto Matheus Leist largou em 21º.

 

A corrida

Desde o início Rossi dava sinais de que vinha muito forte em busca da vitória. Já nas primeiras voltas o piloto disparou na ponta enquanto o restante do pelotão brigava pelas posições na pista. Algumas voltas depois de alguns pilotos já tentavam estratégias diferentes, caso de Fittipaldi que já na sétima volta buscava mudar o rumo de sua prova. Galgando posições, Bourdais se destacava dentre o meio do pelotão com belas ultrapassagens.

Ryan Hunter-Reay foi o primeiro a parar dos pilotos que ponteavam a prova. Wickens que foi pouco depois fez pit-stop melhor e ganhou a posição. Como havia parado antes, Wickens saiu em perseguição dos quatro primeiros – Rossi, Power, Newgarden e Dixon, nesta ordem – que andavam próximos, porém mais lentos que o então quinto colocado. Power parou enquanto Newgarden ultrapassava Rossi na pista. Dixon e Newgarden também pararam e perderam posições. Rossi foi o último do grupo a parar, voltando com pneus frios para a pista e segurando como podia Scott Dixon.

Wickens se deu bem ao parar antes dos demais. Virou líder com boa distância para os demais. Bourdais seguia ganhando posições e estava numa incrível décima posição após largar em último. Foi a hora porém de Wickens fazer a segunda parada. Voltou em sétimo mas logo após os rivais foram parando e o canadense voltou a subir posições, figurando no terceiro posto.

A corrida chegou na metade com Power liderando. Rossi seguia em seu encalço até que Power parou sem conseguir manter a posição diante de Wickens, que com sua estratégia diferente figurava bem na corrida. Rossi então parou e mostrou que sua estratégia de duas paradas daria certo. Wickens foi o único a tomar sua posição na parada, mas logo o canadense parou e ‘devolveu’ o primeiro lugar a Rossi.

Rossi partindo para a vitória. Foto: Chris Owens/IndyCar official website

Oito voltas depois, Power fez sua última parada e perdeu a posição para Wickens. Rossi liderava com Wickens em segundo e Power em terceiro, formação que foi ao pódio. Newgarden não ameaçou Power, pois se preocupou mais em segurar Dixon. Ao fim, deu a formação final após as paradas. Rossi chegou em primeiro reacendendo a briga pelo título com Wickens em grande corrida em segundo. Power fechou o pódio, com Newgarden em quarto e Dixon em quinto. Bourdais consagrou sua grande corrida com um sexto lugar, superando Hunter-Reay que fechou em sétimo.

Ao fim da prova, na comemoração, um fato inusitado arrancou risos dos espectadores: O vencedor Alexander Rossi ensaiou um tradicional ‘zerinho’ na comemoração, mas errou o cálculo de onde estava e atolou seu carro na grama. Nada disso porém foi capaz de ofuscar sua grande atuação neste domingo.

Rossi no pódio. Foto: Chris Owens / IndyCar / Site

Sequência
Completando o Top-10, Pagenaud foi oitavo, Rahal o nono e Veach o décimo. Andretti, Jordan King, Pigot, Hinchcliffe e Ed Jones fecharam os quinze melhores. A uma volta completaram Kimball, Sato, Kanaan, Leist, Harvey e Binder. Duas voltas depois completaram Daly, Fittipaldi e Chilton.
Com os resultados da prova de Mid-Ohio, Dixon manteve a ponta com 494 pontos mas agora vê os adversários mais de perto. O piloto da Ganassi tem Alexander Rossi da Andretti em segundo com 448 pontos. Newgarden da Penske tem 434 pontos e tem seu companheiro de equipe Will Power no encalço, com 407 pontos. Ryan Hunter-Reay fecha o top-5. O piloto da Andretti tem até aqui 399 pontos.
A próxima corrida da IndyCar acontece em Pocono, o veloz e tradicional Tri-oval no dia 19 de agosto.
Foto em destaque: Chris Jones / IndyCar / Site

Danilo Dias

Danilo Dias

57 posts | 0 comments

Comments are closed.