Fórmula E: Evans vence em Roma e conquista primeira vitória da Jaguar

Fórmula E: Evans vence em Roma e conquista primeira vitória da Jaguar

Like
119
0
domingo, 14 abril 2019
Fórmula E


Por: Paulo Arnaldo, de São Paulo, SP.

Mitch Evans trava grande duelo com André Lotterer nas ruas de Roma e após grande disputa conquista a vitória se tornando o sétimo vencedor em sete provas da temporada 2018/2019 da Fórmula E.

O ePrix de Roma foi mais uma corrida da temporada com incidente que interrompe a prova e muitas disputas, principalmente na disputa pela primeira posição. André Lotterer foi o detentor da pole-position realizada algumas horas antes da corrida. Sob condição climáticas de temperatura baixa e até chuva antes da superpole, Lotterer roubou a pole-position na hora h quase certa para a Mitch Evans.

Lotterer e Evans seguiriam em disputa pelo primeiro lugar em alguns momentos da corrida. Outro piloto que merece ser destacado e teve um final feliz foi Stoffel Vandoorne, que desde a largada esteve nas primeiras posições chegando a alcançar a segunda posição por pouco tempo.

O acidente que causaria uma interrupção de 45 minutos foi causada por José María “Pechito” López. O argentino havia perdido muitas posições na largada e buscava a recuperação, quando tocou na traseira de Sam Bird. Bird ficou no muro, Provavelmente devido a essa batida, logo depois, López perdeu o controle do carro na curva e também foi parar no muro. López ficou no meio da pista e Gary Paffet acertou o piloto da Dragon. O efeito dominó envolveu Jean-Eric Vergne que vinha atrás e acabou acertando Paffet. Foi um verdadeiro congestionamento pois quem vinha atrás desses pilotos foram obrigados a estacionar na pista. Nesse instante a direção da prova acabou acionado bandeira vermelha e prova foi interrompida.

Os envolvidos no acidente se dirigiram ao pit-lane e realizaram reparos para retornarem a corrida. Devido aos danos sofridos, só Paffet que acabou não conseguindo voltar para a corrida.

No reinício da prova, Lotterer que liderava a corrida se manteve forte na liderança, com Evans em segundo e Vandoorne em terceiro. A prova esteve movimentada nas posições intermediárias com disputas entre Buemi e Frijns pela quarta posição e mais atrás entre Massa, Mortara e Rownland.

Enquanto isso, lá na frente, os três primeiros colocados abriam diferença para o pelotão intermediário. Pouco tempo depois, a Venturi sofrera um verdadeiro revés na corrida, com os seus dois pilotos, Massa e Mortara abandonando a prova quase que simultaneamente.

Após a bandeira amarela sendo causada por Felipe Massa, a briga pela liderança fica acirrada entre Lotterer e Evans. Ambos com dois modos de ataque cada um à disposição travaram um grande pega. Evans partiu para cima, após algumas tentativas de emparelhar o carro, quase que no final da ativação, surpreendeu e encaixou uma bela manobra, forçando o Lotterer a ficar espremido, sem espaço na pista e fora do traçado. Dessa forma, Evans assumiu a liderança da prova.

Mitch Evans (NZL), Panasonic Jaguar Racing, Jaguar I-Type 3, em perseguição a Andre Lotterer (DEU), DS TECHEETAH, DS E-Tense FE19. Foto: ABB Fórmula E / Site

Mas essa disputa não parava por aí. Por que logo depois foi a vez de Lotterer fazer a ativação do modo de ataque. E o que se viu, foram ataques de Lotterer bem defendidos por Evans. Isso foi só na primeira ativação de ambos.

Enquanto isso, Lucas di Grassi conseguia galgar posições no pelotão intermediário e já alcançara a oitava posição após disputar posições com o Da Costa e Günther.

A segunda ativação de modo de ataque dos dois primeiros colocados na prova reservaria mais emoções. A começar pelo momento que Evans ativou o modo de ataque que fazendo um traçado muito por fora, permitiu a aproximação perigosa de Lotterer.

O drama só aumentou para Evans quando a equipe avisou do consumo de energia. Evans teria que manter o ritmo, segurar Lotterer para não fica sem bateria no final da prova. Mas o piloto da Jaguar conseguiu se manter à frente e sentir o gosto da sua pessoal primeira vitória junto com sua equipe.

Lotterer terminou em segundo e Vandoorne completou o pódio na terceira colocação. Lucas di Grassi conseguiu concluir a prova na sétima colocação. Jerome D’ Ambrosio conseguiu a oitava posição e com esse resultado, assegurou a liderança do campeonato.


Melhores momentos da corrida

Melhores momentos do ePrix de Roma. Fonte: Twitter / ABB Formula E


Classificação final da prova

Fonte: ABB Fórmula E / Site



Classificação atualizada do campeonato

Fonte: ABB Fórmula E / Site




Foto em destaque: ABB Fórmula E / Site


Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

425 posts | 2 comments

Comments are closed.