A escalada já tem 26 atletas classificados para a Olimpíada de Tóquio 2020

A escalada já tem 26 atletas classificados para a Olimpíada de Tóquio 2020

1
129
0
segunda-feira, 02 dezembro 2019
Escalada para cima e avante

Foi realizado no último final de semana, o segundo torneio classificatório da escalada para a Olimpíada de Tóquio 2020. O torneio, organizado pela International Federation of Sport Climbing (IFSC) classificou mais seis atletas de cada gênero. O primeiro evento, realizado em Agosto deste ano, classificou os seis primeiros.

Portanto, após as duas competições que seguiram o formato de organização que será usado na Olimpíada de Tóquio, ao todo 26 atletas se classificaram (12 de cada gênero e 2 de país de país sede). Para o ano de 2020, serão realizadas os torneis classificatórios continentais para América, África, Ásia e Oceania.

Japão bagunça bastidores

Olimpíada de Tóquio

Atleta campeã Fanny Gibert foi prejudicada pela atitude do Japão | Foto: Eddie Fowke/IFSC

A federação japonesa destoa de todas as outras. Com sistema de seleção pouco claros e uma péssima comunicação com imprensa e atletas, a federação japonesa ainda não oficializou (apesar de todos já saberem) quais atletas irão classificar para as vagas de país sede da Olimpíada de Tóquio.

De concreto, é que há muita desinformação nos principais veículos de informação especializados no esporte. Além disso, uma pequena modificação na regra do segundo torneio classificatório também causou polêmica. A regra que estabelecia que apenas dois atletas de cada país foi retirada.

A modificação, que era para beneficiar os melhores classificados, fez com que o Japão entrasse no tribunal intencional do esporte. A federação japonesa no processo alegou que não tinha estipulado os classificados à vaga de país sede da Olimpíada de Tóquio que teria direito de enviar atletas para o evento.

Desta maneira, atletas japoneses foram enviados, mesmo que sua classificação não os garantiria na Olimpíada de Tóquio. Assim, vários atletas foram preteridos de participar da etapa. O IFSC conseguiu incluir dois atletas mais no torneio, para diminuir a injustiça.

Mesmo assim, alguns atletas que não se classificaram para as finais, como a francesa Fanny Gibert, ficaram sem a vaga sem ao menos ter uma disputa justa.

Mulheres classificadas

Olimpíada de Tóquio

Semifinalistas que classificaram à olimpíada de Tóquio | Foto: Eddie Fowke/IFSC

Homens classificados

Olimpíada de Tóquio

Foto: Eddie Fowke/IFSC

Brasileiros

Olimpíada de Tóquio

Olimpíada de Tóquio | Foto: René Oberkirch / IFSC

Os brasileiros não participaram do torneio por não possuírem pontuação suficiente. Desde o início do ano, atletas brasileiros vinham acreditando em uma matemática improvável para chegar à Olimpíada de Tóquio. Para angariar patrocínios e espaço na mídia, fizeram acreditar que a “contabilidade criativa” aconteceria.

Nas contas da equipe de marketing da Liga Independente que Organiza os campeonatos de escalada no Brasil, canadenses e norte-americanos iriam se classificar nos torneios classificatórios. Assim, as vagas para a Olimpíada de Tóquio, seriam disputadas somente entre os latino-americanos.

Portanto, através de uma hipotética superioridade brasileira entre os latino-americanos aumentaria as chances de classificação de medalha. Observando o ranking combinado do IFSC é possível constatar que a realidade é bem diferente do que a narrativa anunciava ao longo de 2019.

No ranqueamento, equatorianos, chilenos e argentinos estão à frente de todos os brasileiros. Além disso, há vagas a serem disputadas por norte-americanos (somente no masculino) e canadenses. Somado a este cenário, está a escolha polêmica da Liga Independente que custeará a participação de quatro homens e apenas duas mulheres. As outras vagas foram oferecidas a mulheres que pudessem custear suas próprias despesas.

Avatar

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes é escalador há mais de 18 anos e cobre o esporte na Revista Blog de Escalada há 14 anos. Nas competições de escalada já cobriu e comentou diversos campeonatos nacionais e os Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires em 2018

4 posts | 0 comments

Comments are closed.