Em ‘Pacto Sinistro’, Hitchcock usa jogo de tênis para criar tensão e alternância dramática

Em ‘Pacto Sinistro’, Hitchcock usa jogo de tênis para criar tensão e alternância dramática

Like
609
0
sábado, 15 julho 2017
Tênis

No livro “Hitchcock/Truffaut – Entrevistas”, François Truffaut conta que um dos aspectos mais admiráveis no filme “Pacto Sinistro” (1951), de Alfred Hitchcock, é “a manipulação do tempo” (“Você espreme o tempo violentamente”, diz Truffaut ao mestre do supense). O cineasta francês, um dos grandes da Nouvelle Vague, acrescenta que isso acontece na montagem que traz uma alternância dramática à trama.

Com o olhar fixo em Haines, Antony é o único na arquibancada que não acompanha a partida de tênis – Reprodução

De um lado, Hitchcock filma uma partida de tênis, onde Guy Haines (Farley Granger) tem de despachar rapidamente o adversário para correr e evitar que Bruno Antony (Robert Walker) plante contra ele, em um parque de diversões, uma prova que pode incriminá-lo do assassinato da mulher, de quem estava prestes a se divorciar.

Paralelamente, vemos Antony tentando chegar à cena do crime, mas impedido justamente por derrubar a prova (um isqueiro de Haines, com duas raquetes de tênis entrelaçadas e as iniciais A e G, respectivamente de Guy e Anne, a namorada do tenista) em um bueiro.

Na conversa com o ídolo britânico, Truffaut lembra que temos, simultaneamente, o frenesi da partida de tênis e o pânico de Antony, um jogo com o tempo “assombroso” de Hitchcock.

No longa-metragem, que começa com o mestre do suspense filmando somente os sapatos de ambos os protagonistas em uma estação, Haines e Antony se encontram no vagão de um trem. O último, falador e conhecedor da vida do tenista através de colunas sociais de jornal, propõe ao primeiro o assassinato de sua esposa. Em troca, pede ao tenista que mate o seu pai.

Haines, a princípio, acha a ideia absurda e não dá muita bola para o interlocutor, mas depois começa a preocupar-se quando sua mulher aparece morta. Antony, então, começa a persegui-lo e exigir de Haines que cumpra sua parte no “acordo”. A tensão dessa perseguição e fixação chega ao ápice quando, na quadra de tênis onde Haines espera para competir, Antony é o único das arquibancadas que não vira o rosto para acompanhar a bolinha amarela, pois está com o olhar fixado no tenista.

Avatar

Leonardo Guandeline

78 posts | 7 comments