A emoção de um título em verde e branco

A emoção de um título em verde e branco

Like
1138
0
segunda-feira, 28 novembro 2016
Campeonato Brasileiro Série A

Valeu a espera. Neste domingo, 27 de novembro, um grito engasgado na garganta de todo torcedor do Palmeiras, finalmente ganhou voz. E das arquibancadas do Allianz Parque, o eco foi emitido pela maior cidade da nação e também pelo país. Afinal de contas, o Palmeiras bateu a Chapecoense por 1 a 0, e conquistou o título de campeão brasileiro de 2016, com uma rodada de antecipação.

A partida que marcou o título alviverde foi movimentada. O Palmeiras protagonizou os principais lances de ataque do jogo. A Chapecoense, pouco arriscava, preocupada com a decisão da Copa Sul-Americana, e o Palmeiras pressionava. Foi desta forma – no abafa- que o Palmeiras abriu o caminho para o título. E coube a um ex-atleta da Chapecoense entrar para a história da conquista do Palmeiras.  Depois de uma cobrança de falta, em que o Palmeiras chegou à área adversária tocando bola, o lateral Fabiano, de costas para o gol, conseguiu virar e fazer o arremate sem chances para o goleiro Danilo.  Foi esse o gol que marcaria a conquista do Palmeiras.

Fabiano, lateral que veio da Chapecoense para o Palmeiras, marcou o gol do título. FOTO: Ivan Marconato

Fabiano, lateral que veio da Chapecoense para o Palmeiras, marcou o gol do título. FOTO: Ivan Marconato

Esses e muitos outros marcados ao longo de todo o campeonato. Afinal de contas, o Palmeiras alcançou 77 pontos, numa campanha respeitável ao longo do Brasileirão. Foram 23 vitórias, oito empates e apenas sete derrotas, em 37 jogos disputados. Além disso, o ataque palmeirense é o mais efetivo do campeonato, com 60 gols marcados. O time também tem a melhor defesa da competição, com apenas 31 gols sofridos.

Para coroar a campanha, não poderia faltar o apoio da torcida. Também pertence aos palmeirenses a melhor média de público do Brasileirão, com cerca de 32 mil pagantes por jogo. Números que impressionam e resumem a trajetória impecável do Palmeiras rumo à taça de campeão brasileiro.  Este foi o nono título nacional de sua história. Comemorado intensamente pela torcida, tendo em vista que a equipe não levantava a taça de campeão brasileiro da série A desde a temporada de 1994.

“Depois de 22 anos conseguimos dar essa alegria à torcida. O diferencial é a união desse elenco guerreiro. Todo jogo ou ganhamos na técnica, ou na raça “; explicou o zagueiro palmeirense Vitor Hugo.  Fabiano, autor do gol do título ressaltou a importância da grandeza do Palmeiras “É um marco na minha vida, que ficará para sempre, é uma responsabilidade muito grande, agora temos de comemorar junto com o torcedor esse momento especial “; contou o lateral palmeirense, cuja escalação no jogo de ontem lhe havia sido antecipada pelo técnico Cuca durante os treinamentos da semana.

As ruas próximas ao Allianz Parque ficaram tomadas antes, durante e depois da partida. FOTO: Ivan Marconato

As ruas próximas ao Allianz Parque ficaram tomadas antes, durante e depois da partida. FOTO: Ivan Marconato

Após a partida, os torcedores tomaram as ruas próximas ao Allianz Parque munidos de bandeiras, rojões, e entoavam a plenos pulmões o hino do clube.  Embalados pelo som de “quando surge o alviverde imponente”, diversos torcedores em carros de som, ou até mesmo em veículos particulares manifestaram seu amor ao Palmeiras. “Eu vim lá de Miami para assistir o Palmeiras campeão depois de 22 anos”, contou Carlos Dassi, ao site G1. O palmeirense, recém chegado dos EUA, ficou feliz em acompanhar de perto a conquista do seu clube de coração.

Mario Mitsuo  se define como um palmeirense fanático.  Ele acompanha o clube de Palestra Itália há muito tempo, e conviveu com os períodos de glórias e conquistas da época da Parmalat, bem como amargou a tristeza com os rebaixamentos nos anos de 2002 e 2012.  O torcedor explicou que a conquista vem coroar um momento mágico pelo qual passa o Palmeiras. ” Hoje todo palmeirense deve estar muito orgulhoso, afinal de contas temos um time e também um estádio de primeiro mundo”; explicou o torcedor acreditando que a performance do Palmeiras deve melhorar nas próximas temporadas.

As cores verde e branco tomaram a cidade de São Paulo nesta segunda. O torcedor Anderson Calaça, goiano, foi outro que também viajou até a capital paulista para poder ver de perto o título do Palmeiras. ” Comprei o ingresso para esse jogo há dois meses”; declarou Calaça ao site G1. Com certeza, o investimento teve o retorno esperado, afinal de contas, o Palmeiras é o campeão brasileiro de 2016.

 

Por Ivan Marconato

 

Ivan Luis Marconato Rocha

Ivan Luis Marconato Rocha

289 posts | 3 comments